Diário do CAN 2021, Dia 8: Grupo E e F

Grupo E, Jornada nº 2

A Serra Leoa continua a entusiasmar os adeptos do futebol ao arrancar o segundo empate improvável diante de colossos africanos. Depois de segurar o 0-0 diante da Argélia, quando tudo apontava uma vitória dos marfinenses, eis que surgiu Alhaji Kamara a fazer o 2-2.

A equipa liderada por Patrice Beaumelle começou com vários ataques, mas a organização defensiva da Serra Leoa manteve-se firme. Aos 10 minutos, os Elefantes da Costa do Marfim ganharam uma grande penalidade depois de Wilfried Zaha ser derrubado na área pelo defesa Umaru Bangura. Mas o guarda-redes da Serra Leoa, Mohammed Kamara, queria demonstrar a razão de ter sido eleito o melhor em campo na primeira jornada e defendeu a bola rematada por Franck Kessié dos 11 metros. Aos 22 minutos, após uma jogada de ótimo entendimento no corredor esquerdo, Sébastien Haller fez o 1 a 0 para a Costa do Marfim. Recebeu orientado para a baliza um passe de Zaha que lhe permitiu ficar na cara do guarda-redes e finalizar com classe. Ao minuto 33, Ghislain Konan também teve uma boa oportunidade para aumentar a vantagem, mas mais uma vez, Mohammed Kamara, marcou presença. Buya Turay, da Serra Leoa também queria ficar na história do jogo, mas o guarda-redes dos Elefantes, Badra Sangaré, não vacilou.

Na segunda parte e como era esperado, a Costa do Marfim entrou com a vontade de fechar o jogo o mais rapidamente possível, mas foi a Serra Leoa que empatou aos 55 minutos. Musa Kamara retirou o opositor direto do caminho e com um belo remate de pé esquerdo estabeleceu a igualdade. O mau posicionamento e a má colocação dos apoios de Eric Bailly foram determinantes para explicar a facilidade com que foi ultrapassado. Depois do empate, a Serra Leoa tornou-se mais arisca, mas foi mesmo a Costa do Marfim a voltar à vantagem, num lance bem trabalhado, em que a bola passou pelos três corredores até chegar a Nicolas Pépé, que à entrada da área rematou colocado e rasteiro para o lado oposto do guarda-redes. A Costa do Marfim ainda teve mais oportunidades para dilatar a vantagem, mas quando menos se esperava, Alhaji Kamara surgiu para deixar o país em festa. Após um brinde do guarda-redes Sangaré, a Serra Leoa chegou ao empate. Depois do lance caricato, Sèrge Aurier viu-se obrigado a defender a baliza nos instantes finais, visto que Badra Sangaré não conseguiu permanecer em campo e não haviam mais substituições. A Costa do Marfim mantem-se assim na liderança do Grupo com quatro pontos, enquanto a Serra Leoa está em terceiro lugar com dois pontos. 

Ghislain Konan (Ex-Vitória SC) e Jean-Michaël Seri (Ex-FC Paços de Ferreira) foram titulares, enquanto que Willy Boly (Ex-FC Porto) ficou de fora da convocatória.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

A campeã em título entrou pressionada para vencer o seu jogo depois do empate na primeira jornada. Poucos esperariam este desfecho, a favoritíssima perdeu para a Guiné Equatorial e continua sem vencer no CAN 2021, destacando-se assim como a desilusão do torneio até esta data.

As Raposas do Deserto entraram pressionantes e com pressa para fazerem o primeiro golo e até estiveram muito perto após um cruzamento de Riyad Mahrez, Jesús Owono defendeu dois remates consecutivos de Youcef Belaili e Baghdad Bounedjah, respetivamente. Ao longo da primeira parte ainda houver tempo para vermos Pablo Ganet a proporcionar uma bela defesa a Raïs M’Bolhi. Ibán Salvador ainda tentou ficar com o título de golo da noite, mas o seu remate saiu a centímetros da baliza. Ao fechar a primeira parte, Riyad Mahrez teve um livre direto numa posição muito privilegiada, mas a sua execução demonstrou a falta de inspiração que se tem visto desta Argélia em competição.

A segunda parte trouxe maior entusiasmo, com as equipas a jogarem um pouco mais abertas. Com a Argélia a querer procurar o golo da vantagem e com a Guiné Equatorial a saber aproveitar muito bem os espaços concedidos.

Aos quatro minutos da segunda parte, Raïs M’Bolhi negou o golo a Luís Asué (jogador do SC Braga que entrou ao intervalo), após um belo passe de Pepín Machín. O momento do jogo foi quando Esteban Obiang fez o primeiro golo do jogo, dando a vantagem à Guiné Equatorial na sequência de um canto ao minuto 70’. Ramy Bensebaini efetuou um bom cruzamento ao qual Youcef Belaili respondeu com um cabeceamento em direção à baliza, conseguindo ultrapassar o guarda-redes, mas surgiu Esteban Obiang Obono a tirar. Esta vitória dá por enquanto o segundo lugar do grupo à Guiné Equatorial, remetendo a poderosa Argélia para o último lugar.

Os argelinos Islam Slimani (Ex-Sporting CP) e Yacine Brahimi (Ex-FC Porto) entraram no decorrer da segunda parte. Do lado da Guiné Equatorial, Luís Asué (SC Braga) entrou e Rubén Belima (Ex-GD Estoril-Praia) não saiu do banco.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

FlashScore.pt

Grupo F, Jornada nº 2

Ambos os Treinadores decidiram fazer duas alterações nas suas equipas, em relação ao primeiro jogo, mantendo a disposição tática. As duas equipas venceram os seus jogos na primeira jornada, portanto neste jogo, discutia-se o primeiro lugar do grupo e o apuramento direto para aos oitavos de final.

A primeira grande oportunidade foi para o Mali, por intermédio de Massadio Haïdara, que rematou às malhas laterais da baliza de Modou Jobe. No minuto 21, a figura da equipa da Gâmbia, Musa Barrow, através de um livre direto de longa distância, rematou com estrondo à barra da baliza de Ibrahim Mounkoro. Ao minuto 38 e novamente de livre direto, mas desta vez por intermédio do canhoto, Ablie Jallow, houve demasiada precisão, acertando mais uma vez com a bola no ferro.

Na segunda parte, o Treinador do Mali colocou em campo os dois médios a quem tinha retirado a titularidade (Amadou Haidara e Adama Traoré), com o objetivo de tentar ligar melhor o jogo com o ataque. O que não estava a acontecer durante a primeira parte. A primeira grande oportunidade surgiu para a equipa que viria a ser a mais forte ao longo do segundo tempo, por intermédio de Adama Noss Traoré que permitiu a defesa do guarda-redes da Gâmbia. O primeiro golo do encontro viria a surgir após uma grande penalidade descortinada pelo VAR em que o médio Gambiano, Ebou Adams, agarrou Yves Bissouma dentro da área. Dessa forma, como já havia acontecido na primeira jornada, Ibrahima Koné converteu a grande penalidade dando a vantagem para as Águias do Mali. Perto do apito final, aquele que outrora tinha sofrido pénalti, fez o mesmo na sua área, jogando a bola com a mão. Musa Barrow não facilitou e estabeleceu o resultado final. Ficam assim com 4 pontos, a partilhar a liderança do grupo à partida para a derradeira jornada.

Do lado da Gâmbia, Saidy Janko (Ex-FC Porto) entrou no decorrer da segunda parte, enquanto que Yusupha Njie (Boasvista FC) não saiu do banco. Já no Mali, Falaye Sacko (Vitória SC) e Kiki Kouyaté (Ex-Sporting CP) foram titulares e Adama Noss Traoré (Ex-Rio Ave FC) entrou na segunda parte.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

A Tunísia reavivou as suas esperanças ao vencer a Mauritânia, depois do desaire com muita controvérsia na primeira jornada. As Águias de Cartago dominaram o jogo e conseguiram uma excelente prestação diante dos seus rivais. O tunisino Mondher Kebaier fez varias alterações para este jogo, procurando uma maior eficácia dos seus jogadores. O seu plano foi muito bem conseguido dada a vitória expressiva por 4-0.

A tarefa ficou facilitada com os golos que surgiram cedo na partida. Primeiro por Hamza Mathlouthi e 5 minutos depois pela estrela da equipa, Wahbi Khazri. Depois do 2-0, a Tunísia geriu o jogo a seu belo prazer. 

A grande jogada do encontro surgiu no terceiro golo da Tunísia, quando Wahbi Khazri bisou após uma excelente combinação com Ghaylen Chaaleli. O resultado ficou fechado dois minutos depois, aos 66’ com Seifeddine Jaziri a picar a bola sobre o guarda-redes, Babacar Diop. Ainda houve tempo para Youssef Msakni enviar uma bola ao poste na marcação de uma grande penalidade.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

FlashScore.pt

Sobre Zidane 33 artigos
André Azevedo. Treinador de Futebol (UEFA B). Licenciado em Educação Física. Mestre em Ciências do Desporto (Especialização em Alto Rendimento). Experiência como Treinador-Adjunto e Principal de escalões de Formação, assim como Analista, Preparador Físico e Treinador-Adjunto no Futebol Sénior em contextos como CD Tondela, FC Paços de Ferreira e Seleção Nacional de Moçambique, respectivamente.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*