Sporting: Recuperar para Marcar

Este fim de semana o Sporting visitou e venceu o Vizela por 2-0. Mais que um jogo relativamente tranquilo, o que salta à vista é mais uma vez a reação à perda em zonas altas do terreno. O Sporting não se limita a pressionar o portador. O Sporting elimina todas as linhas de passe que estão no raio de visão do portador.

Contra o Vizela esta recuperação numa zona alta acabou por dar em golo. Mas já não foi a primeira vez que isso aconteceu na época 2021/2022.

Fomos ver e já existem vários lances deste género. É algo que pertence ao modelo de Ruben Amorim e que jogue quem jogar, o processo está lá enraizado.

Agora a peça chave para que tudo isto resulte é… o compromisso! O compromisso de todos os jogadores em campo. No vídeo que trazemos é possível ver Paulinho a recuperar, é possível ver Palhinha, entre outros. Não é uma tarefa dos membros mais defensivos. É uma tarefa de todos.

Quanto menos bola o adversário tiver, menos problemas irá trazer ao Sporting. Quanto mais alto o Sporting recuperar a posse de bola, mais perto vai estar de apanhar o adversário desposicionado e mais perto vai estar de criar uma situação de golo iminente.

Sobre EdgarDavids 61 artigos
Analista de Desempenho Coletivo e Individual & Técnico de Exercício Físico.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*