Diário do CAN 2021, Dia 11: Grupo D

Grupo D, Jornada nº 3

Com a equipa da Nigéria já qualificada, o seu Treinador fez permanecer no 11 em relação ao último jogo apenas 3 jogadores. A Guiné-Bissau procurava ainda a sua primeira vitória, o que lhes daria esperanças de prosseguirem para a próxima fase. Mesmo com todas as alterações na equipa adversária, os Djurtus não conseguiram avançar para os oitavos e a Nigéria tornou-se na única equipa a conseguir 3 vitórias na fase de grupos e a reforçar a minha convicção de que, de todas as equipas que vi em prova, a Nigéria é a que mais me agradou ver jogar e a que mais hipóteses terá de ser campeã se conseguir continuar neste registo. Tendo também aquele que para mim, tem sido o melhor jogador da competição a par de Aboubakar (Camarões), o Moses Simon.

Sem golos e com um jogo sem muita intensidade, as Super Águias da Nigéria e os Djurtus da Guiné-Bissau fizeram uma primeira parte muito dividida e com algumas paragens, o que tornou o jogo morno. Aliás, a maior pressão recaiu sobre a Guiné-Bissau, pois só a vitória interessava para garantir a sua permanência na competição, o que não se aplicava à Nigéria, que entrou neste duelo com a passagem à fase seguinte já garantida. A melhor oportunidade da primeira parte acabou mesmo por ser da Guiné-Bissau, mesmo antes do intervalo quando o seu avançado rematou à entrada da área, mas a bola acabaria por sair por cima.

Após o intervalo, o golo acabou mesmo por surgir para o lado da Nigéria. Ao minuto 56, após uma jogada bem trabalhada no corredor direito, Kelechi Iheanacho descobriu do lado contrário Umar Sadiq que finalizou com sucesso. À passagem do minuto 74, o capitão Troost-Ekong encostou uma bola que sobrou da barra, depois de Moses Simon fazer um belo trabalho sobre os seus adversários e na hora do remate, teve demasiada pontaria. Ficava assim estabelecido o resultado final, com 2-0 para a Nigéria.

Do lado da Guiné-Bissau, Bura (SC Farense), Fali Candé (Portimonense SC), Sori Mané (Moreirense FC), Moreto Cassamá (Ex-FC Porto), Jefferson Encada (Leixões SC), Mama Baldé (Ex-CD Aves), Piqueti (Ex-Académica), Panutche Camará (Ex- Vitória SC) e Jorginho (Ex-GD Chaves) foram titulares. Frédéric Mendy (Vitória FC), Leonel Alves (Marinhense) e Alfa Semedo (Vitória SC) entraram no decorrer da partida. Jonas Mendes (Ex-Ac. Viseu), Manuel Baldé (FC Vizela), Nanú (Ex-FC Porto), Pelé (Ex-Rio Ave FC) e Simão Júnior (Vilafranquense) não saíram do banco. Mimito Biai (Académica) ficou de fora dos convocados. Do lado das Super Águias, Tyronne Ebuehi (Ex-SL Benfica) e Kelechi Nwakali (Ex-FC Porto) foram titulares, enquanto Zaidu Sanusi (FC Porto) descansou e não saiu do banco. Já Chidozie Awaziem (Ex-Boavista FC) não foi convocado.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

O golo solitário de Mohamed Abdel deu a passagem direta aos Faraós para os oitavos de final do CAN 2021. Os comandados de Carlos Queiroz ainda não convenceram os adeptos com as suas exibições e exige-se mais à equipa que tem como grande destaque, Mo Salah.

O Egito entrou em campo com vontade de marcar cedo, tendo Mohamed Elneny como o primeiro a tentar. Hussein Mohamed, do lado do Sudão também podia ter causado alguns calafrios, depois da perda de bola do central egípcio, Ahmed Hegazy. Pouco depois, o avançado do Egipto (Mostafa Mohamed) com um cabeceamento em resposta ao canto, deixou o guarda-redes do Sudão brilhar com um mergulho. Os egípcios inauguraram o marcador a 10 minutos do intervalo, com um cabeceamento de Mohamed Abdel  à queima-roupa após um canto executado por Abdallah Said. A equipa mais vezes vencedora deste torneio, ainda precisava de pontuar para se classificar diretamente para a fase seguinte, pelo que manter este resultado era fundamental.

O Sudão regressou ao relvado com vontade de conseguir o golo do empate e se a vantagem se manteve do lado do Egito, bem podem agradecer ao seu guarda-redes, Moha El-Shenawi. O guarda-redes do Al Ahly foi rápido ao desviar um cruzamento perigoso da esquerda para canto, enquanto o Sudão continuava a tentar através do contra-ataque. Mo Salah poderia ter alargado a vantagem, depois de ultrapassar dois adversários rematou à baliza, mas o recém-entrado Ali Aboeshren defendeu a bola. Antes do apito final, o guarda-redes do Egipto ainda voltou a ter um papel determinante na conquista dos 3 pontos. A vitória sela o lugar dos Faraós nos oitavos de final com 6 pontos, três atrás da irrepreensível Nigéria e cinco à frente da Guiné-Bissau e do Sudão.

O egípcio Zizo (Ex-Moreirense FC) entrou na segunda parte.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

FlashScore.pt

Sobre Zidane 33 artigos
André Azevedo. Treinador de Futebol (UEFA B). Licenciado em Educação Física. Mestre em Ciências do Desporto (Especialização em Alto Rendimento). Experiência como Treinador-Adjunto e Principal de escalões de Formação, assim como Analista, Preparador Físico e Treinador-Adjunto no Futebol Sénior em contextos como CD Tondela, FC Paços de Ferreira e Seleção Nacional de Moçambique, respectivamente.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*