Diário do CAN 2021, Dia 17: Oitavos de Final

O Senegal chegou a Bafoussam, no Estádio Kouekong, para confirmar o seu estatuto de equipa com a melhor classificação no ranking africano, os Leões de Teranga procuram vencer o CAN 2021 depois de ter sido finalista vencido em 2019, no entanto só depois de duas expulsões para a equipa de Cabo Verde é que Sadio Mane conseguiu desbloquear o nulo.

Senegal entrou com toda a força criando logo perigo perto da baliza adversária no primeiro minuto de jogo. Depois de um cruzamento pela esquerda por parte de Saliou Ciss, a bola sobra para Idrissa Gueye no segundo poste que amortece para a zona de pénalti de onde Sadio Mane rematou com força ao poste da baliza de Vozinha (Ex-Gil Vicente FC). Aos 20’ assistimos a mais uma expulsão por um pisão de Patrick Andrade (Ex-Salgueiros) sobre Pape Gueye. Ficavam assim os Tubarões Azuis com a vida muito mais dificultada para o resto da partida. A primeira parte não trouxe muito mais história além da já contada.

Reduzida a dez jogadores, a equipa de Bubista fez o que podia para atrasar o golo senegalês, mas uma saída em falso do guarda-redes cabo-verdiano deitou tudo a perder perto da hora de jogo. Vozinha atingiu Mané com a cabeça, quando este estava perto de se isolar e recebeu ordem de expulsão. Ambos os jogadores caem desamparados no relvado depois de um choque muito duro. Com a expulsão, foi Garry Rodrigues (Ex-Real SC) o escolhido para sair e dar a vez ao guarda-redes Márcio Rosa (CDC Montalegre). O golo surgiu pouco depois, na sequência de um canto a bola foi desviada para Sadio Mane que com toda a classe que lhe reconhecemos, colocou a bola fora do alcance do guarda-redes dos Tubarões Azuis. O recém-entrado, Bamba Dieng ameaçou a baliza de Cabo Verde, com um remate forte às malhas laterais, aquele que seria um aviso para o desfecho do jogo. Cabo Verde sem nada a perder e balanceado para o ataque, começou a deixar muito espaço que foi bem aproveitado pelos senegaleses que num contra-ataque, Famara Diédhiou ofereceu o golo a Bamba Dieng que na cara de Márcio Rosa não facilitou. Do lado de Cabo Verde, além dos já referidos Stopira (Ex-CD Feirense) foi titular, enquanto que Nuno Borges (Casa Pia) e Lisandro Semedo (Ex-Sporting CP) entraram ao longo da partida. Já Diney Borges (Ex-GD Estoril-Praia), Carlos Ponck (Ex-CD Aves), João Paulo (CD Feirense) e Benchimol (GD Estoril-Praia) não saíram do banco. Delmiro (Ex-SC Farense), Marco Soares (Arouca FC) e Vágner Dias (Ex-Gil Vicente FC) não foram convocados. Do lado do Senegal, Badara (Vitória FC) e Mamadou Loum (ex-FC Porto) não foram convocados. O Senegal aguarda agora por Mali ou Guiné Equatorial.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

A poderosa equipa marroquina até esteve a perder, mas conseguiu dar a cambalhota no marcador e seguir em frente no CAN 2021. Em Yaoundé, no Estádio Ahmadou Ahidjo, jogou-se mais um jogo dos oitavos de final da competição.

O jogo começou com um momento de génio por parte de Gabadinho Mhango. O melhor marcador da equipa do Malawi fez um golo soberbo a uma distância incrível da baliza, quando viu Yassine Bono adiantado colocou a bola no fundo das redes. Sem desculpar o guarda-redes marroquino, que poderia ter feito melhor, prefiro atribuir o mérito à qualidade e ousadia do avançado do Malawi. Ao quarto de hora de jogo, Imrân Louza podia ter igualado a partida quando assistido por Sofiane Boufal, estava em boa posição para finalizar, mas o seu remate apesar de sair forte, foi à figura do guarda-redes. Galvanizado pelo seu golo maravilhoso, Gabadinho Mhango voltou a surgir em boa posição para alargar a vantagem, mas na cara de Bono disparou ao lado da baliza. Mais tarde, Hakimi testou os reflexos de Charles Thomu, através de livre direto, que deu uma boa resposta ao marroquino defendendo a bola. Algo que não aconteceria mais à frente. A equipa treinada por Vahid Halilhodzić intensificava a sua pressão e foi a vez de Romain Saiss atirar a bola à barra, depois do livre lateral batido por Imrân Louza. Os ferros estavam a ajudar a equipa do Malawi a manter-se em jogo, pois logo de seguida foi a vez do lateral do PSG, Achraf Hakimi atirar à baliza e ver o guarda-redes a desviar a bola para o ferro. Dada tamanha insistência, o golo viria mesmo a aparecer por parte da equipa de Marrocos que perto do intervalo, Selim Amallah com uma assistência brilhante descobriu a cabeça de Youssef En-Nesyri que finalizou com categoria.

Ao intervalo, o Treinador romeno Mario Marinica lançou Richard Mbulu (ex-Sanjoanense) para ajudar a sua equipa a causar a surpresa. A superioridade marroquina continuou evidente até ao final do jogo. O primeiro a ameaçar foi o recém-entrado, Ryan Mmaee que depois de puxar a bola para o seu pé esquerdo, viu o seu remate a ser desviado e a passar muito perto da baliza. Ao minuto 70’ chegou mais um grande momento. Achraf Hakimi voltou a repetir a proeza que já tinha conseguido diante do Gabão no último jogo. De livre direto, de uma zona muito idêntica à do outro golo que já tinha feito, voltou a premiar os espectadores com um golo brilhante. Os jogadores do Malawi lutaram como conseguiram, mas as forças eram de tal ordem díspares que dificilmente este jogo não seria vencido por Marrocos. Fica assim a equipa marroquina à espera de quem irá encontrar nos quarto de final, se Costa do Marfim ou se o Egito, de Carlos Queiroz.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

Sobre Zidane 33 artigos
André Azevedo. Treinador de Futebol (UEFA B). Licenciado em Educação Física. Mestre em Ciências do Desporto (Especialização em Alto Rendimento). Experiência como Treinador-Adjunto e Principal de escalões de Formação, assim como Analista, Preparador Físico e Treinador-Adjunto no Futebol Sénior em contextos como CD Tondela, FC Paços de Ferreira e Seleção Nacional de Moçambique, respectivamente.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*