Diário do CAN 2021, Dia 21: Quartos de Final

A seleção anfitriã recebeu a equipa sensação e estreante deste CAN no Estádio de Japoma, em Douala. A Gâmbia sem Yusupha Njie (cumpriu castigo depois da expulsão na sua estreia no CAN 2021), tinha a legítima ambição de continuar a surpreender na competição e desta vez tinha de defrontar uma equipa a jogar em casa.

A primeira ocasião de perigo surgiu ao minuto 14, quando Vincent Aboubakar (ex-FC Porto) respondeu ao cruzamento de Collins Fai com um remate de calcanhar que saiu por cima da baliza. Ao minuto 26, depois da seleção dos Leões Indomáveis irem gradualmente aumentando a sua pressão e crescendo perante o seu adversário, Nouhou Tolo conseguiu algum espaço pelo corredor esquerdo e penetrou na área até conseguir rematar à baliza de Baboucarr Gaye, remate esse que saiu fraco e foi defendido com facilidade pelo guarda-redes gambiano. No minuto 29, um remate potente do lateral direito do Standard Liège, Collins Fai, deu a sensação de golo de tão perto que passou da baliza, batendo inclusive nas malhas laterais. As ocasiões iam-se acumulando e à meia-hora de jogo Vincent Aboubakar, depois de se antecipar ao defesa-central James Gomez, cabeceou muito perto da baliza. Nem 5 minutos tinham passado e o guarda-redes gambiano brilhou diante de Aboubakar, depois deste cabecear com força à baliza. Uma bela mancha de Baboucarr Gaye impediu que os Camarões passassem a estar em vantagem. Os Escorpiões conseguiram suster o momento de maior pressão dos Leões Indomáveis e conseguiram levar o nulo para o intervalo.

A segunda parte teve início e o registo que vinha da primeira parte manteve-se, pelo que, ao minuto 49, depois de um cruzamento de Collins Fai, Toko Ekambi cabeceou para o fundo das redes. O lateral direito da equipa de António Conceição reforça assim o seu estatuto de maior assistente da competição. Collins Fai que logo a seguir, depois de em velocidade ganhar as costas da defesa adversária numa diagonal em direção à baliza, podia ter alargado a vantagem, mas o seu remate saiu, mais uma vez, às malhas laterais da baliza. Ao minuto 56’, Tom Saintfiet a exigir uma resposta diferente por parte da sua equipa realizou uma tripla substituição, onde retirou numa delas, Saidy Janko (ex-FC Porto). Não tiveram o efeito desejado, pois Toko Ekambi chegou ao segundo golo no minuto seguinte. Numa combinação no corredor esquerdo, Martin Hongla descobriu ao segundo poste o avançado do OL que encostou para o fundo das redes. Martin Hongla junta-se assim a Collins Fai com 3 assistências para golo na competição. Ao minuto 87, os Camarões podiam ter feito o 3-0 por intermédio de Clinton Njie que ao tentar picar a bola permitiu a defesa do guarda-redes gambiano e Aboubakar na recarga enviou a bola por cima da barra. Logo a seguir, o médio Yvan Neyou (ex-SC Braga) entrou em campo para ajudar a equipa de António Conceição a manter a vantagem. Outro dos que já passaram por Portugal na equipa dos Camarões, Júnior Onana (ex-Leixões SC) não foi convocado. O Treinador português leva assim a equipa dos Leões Indomáveis às meias-finais, deixando o público português na expectativa de ter um duelo entre Treinadores Lusos, caso Carlos Queiroz consiga ultrapassar Marrocos.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

Depois de ser encontrado o primeiro semi-finalista, Burquina-Faso e Tunísia disputavam em Garoua, no Estádio Roumdé Adjia, mais uma vaga. 

Ao minuto 24, os Garanhões tiveram perto de inaugurar o marcador. Depois de um belo trabalho de Cyrille Bayala sobre no corredor esquerdo sobre o seu opositor, Mohamed Drager, no remate à baliza tentou colocar entre as pernas de Bechir Ben Said que atento defendeu, cedendo canto. A Tunísia ameaçou através de livre direto, o seu capitão Wahbi Khazri tentou surpreender Hervé Koffi (ex-B-SAD), que desviou a bola por cima da barra. Edmond Tapsoba (ex-Vitória SC) a tentar sair curto, complicou e quase deixava a sua equipa em maus lençóis. O defesa-central do Bayer Leverkusen permitiu a aproximação de Seifeddine Jaziri que ao bloquear o passe quase colocou a bola na baliza. Mais tarde, o lateral Yago colocou a bola por cima da linha defensiva da Tunisia e Djibril Ouattara num remate de primeira, permitiu que o guarda-redes agarrasse a bola. No último lance da primeira parte a velocidade de Dango Ouattara levou os Garanhões a fazerem o primeiro golo. Uma boa visão de Gustavo Sangare na zona do meio-campo a colocar a bola na profundidade, os defesas tunisinos não tiveram capacidade de impedir Dango Ouattara de inaugurar o marcador. Quando até parecia que os defesas iam alcançar o jogador do Burquina-Faso, Ouattara teve habilidade para os tirar do caminho e fazer o golo.

Ao minuto 51, a primeira grande oportunidade foi do Burquina-Faso e foi negada por Bechir Ben Said a Cyrille Bayala, que apareceu na sua cara e rematou à figura, depois de um contra-ataque em que os Garanhões souberam explorar os espaços deixados pelos tunisinos. Naim Sliti, lançado por Mondher Kebaier ao intervalo agitou e mexeu com o ataque tunisino, após um bom lance individual no corredor direito, descobriu ao segundo poste, Wahbi Khazri que na cara do guarda-redes não conseguiu acertar bem na bola para rematar à baliza. A equipa tunisina ia tentando aumentar a pressão sobre os Garanhões e com isso iam deixando algum espaço para ser aproveitado com algumas saídas rápidas por parte dos comandados de Kamou Malo. Aos 68’, Ali Maâloul obrigou Hervé Koffi a fazer uma boa defesa, após a execução de um livre direto. A Tunísia foi tentando aproximar-se da baliza de Koffi, mas sem conseguir fazer golo, mesmo depois de ver o seu adversário a ficar reduzido a 10 unidades com a expulsão do marcador do golo após uma cotovelada a Ali Maâloul, ficando assim a equipa do Burquina-Faso apurada para a fase seguinte, que teve Ibrahim Touré (ex-Vitória SC) a fazer todo o jogo. Está agora o Burquina-Faso à espera do vencedor do jogo entre Senegal e Guiné Equatorial.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

Sobre Zidane 33 artigos
André Azevedo. Treinador de Futebol (UEFA B). Licenciado em Educação Física. Mestre em Ciências do Desporto (Especialização em Alto Rendimento). Experiência como Treinador-Adjunto e Principal de escalões de Formação, assim como Analista, Preparador Físico e Treinador-Adjunto no Futebol Sénior em contextos como CD Tondela, FC Paços de Ferreira e Seleção Nacional de Moçambique, respectivamente.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*