O jogo 250 da Era Conceição – Curtas

No jogo 250 de Sérgio Conceição ao comando do Porto, mais uma vitória importante que os deixa com 9 pontos de vantagem (ainda que com mais um jogo) e que pressiona o Sporting numa altura importante da época, onde daqui a 2 jornadas há um clássico que pode “fechar” as contas do título. Ainda assim, não foi um bom jogo por parte da turma de Sérgio Conceição. Nunca conseguiu superiorizar-se de forma clara e avassaladora e quando se esperava que o 2-0 a abrir a segunda parte catapulta-se a equipa para um jogo controlado e até para números mais expressivos, o Marítimo marca e reabre o encontro.

A pouca capacidade dos centrais do Porto em posse limita bastante o jogo ofensivo da equipa. Mais do que não serem jogadores que acrescentem ligações, não têm a paciência e a capacidade para manter a bola necessárias para a construção ser pausada e esperar pelos momentos certo para acelerar. Assim demasiadas bolas nos pés destes acabam em bolas longas desnecessárias e/ou sem qualidade (até porque são previsíveis e fáceis de controlar).

Vasco Seabra apresentou um 442 em bloco médio, fechou os espaços interiores e basculou bastante a equipa para o corredor da bola, dificultando a progressão por esse espaço. O Porto podia e devia ter explorado mais esse lado fraco da organização defensiva adversária. Atrair de um lado e jogar em lado contrário era uma vantagem clara – e sempre que aconteceu deu situações de criação vantajosas -, também atrair dentro e libertar fora – tal como no golo de Pepe – visto que a equipa madeirense juntava muito dentro os seus jogadores.

1º golo nascido de uma dinâmica bem conhecida do Porto (ver aqui), com Fábio Vieira permutar com Otávio. O resto é toda a inteligência e conhecido do modelo de Otávio – onde, como e quando vão aparecer os colegas e sua relação com eles -, bem como a qualidade de Evanilson a atacar as bolas rápidas de cruzamento no 1º poste.

Excelente jogo de Grujic. Preterido por Uribe, demonstra qualidade e funcionalidade sempre que é chamado a jogo. Muito forte no momento defensivo e com qualidade para entregar jogável quando em posse. A passada larga, força nos duelos (no chão e no ar) e a bastante eficiência na pressão fazem com que some sempre bastantes recuperações. TTambém Otávio, com toda a sua inteligência, qualidade técnica e atitude competitiva, participou nos dois golos marcados, destacando-se mais uma vez. Foi MVP e continua assim a sua melhor época da carreira, liderando um Porto que é líder destacado da Liga Bwin.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*