Diário do CAN 2021, Dia 25: Meias-Finais

A primeira meia-final foi jogada em Yaoundé, no Estádio Ahmadou Ahidjo. Trata-se do derby da África Ocidental que colocou frente a frente os Garanhões (Burquina-Faso) e os Leões de Teranga (Senegal), que após o apito final determinou que os senegaleses iriam voltar à final da fase depois de 2019 a terem perdido diante da Argélia. Só na segunda parte, com uma melhoria significativa do desempenho dos Leões de Teranga é que o Burquina-Faso cedeu à superioridade do seu adversário. Um jogo com algumas incidências, onde a utilidade do VAR tornou-se a evidenciar.

A primeira parte foi de grande cautela, como já temos vindo a ser habituados. As equipas entraram com uma maior preocupação em não perder, do que numa procura fluída e incessante pelo golo. Já no minuto 14, Saliou Ciss esteve perto de inaugurar o marcador para o Senegal. O lateral esquerdo que já nos tem habituado a boas incursões ofensivas, viu o seu remate a sair rasteiro e ao lado da baliza de Hervé Koffi (ex-B-SAD). Um pouco mais tarde, após uma colisão com Cheikhou Kouyate, Kamou Malo viu-se obrigado a substituir o seu guarda-redes. Já para o lado dos Garanhões, Édouard Mendy teve de fazer uma defesa apertada para negar o golo do extremo Hassane Bandé a sete minutos do intervalo.

Após o intervalo já vimos duas equipas mais ousadas e em busca de inaugurar o marcador, sendo que os primeiros a consegui-lo foram os comandados de Aliou Cissé, através do defesa-central Abdou Diallo. A 20 minutos do apito final, o jogador do PSG interceptou e rematou uma bola que ia na sua direção depois de uma primeira tentativa com um pontapé acrobático de Kalidou Koulibaly. Passados 5 minutos do primeiro golo, Issoufou Dayo não conseguiu impedir Sadio Mané de entrar na área que junto à linha de fundo assistiu Idrissa Gueye para o segundo golo do encontro. Sem nada a perder, os Garanhões tinham de procurar inverter o resultado e pouco depois do minuto 80, Issa Kaboré cruzou desde a direita e Ibrahim Toure rematou para o fundo das redes desde a zona de penálti. Para colocar um ponto final na discussão, Sadio Mane partiu desde o meio-campo com a bola controlada até picar sobre o guarda-redes Farid Ouédraogo. Após uma atrapalhação entre Edmond Tapsoba e Ibrahim Toure, Ismaila Sarr recuperou a bola e lançou rapidamente para o avançado do Liverpool. O Senegal aguarda assim na final por um treinador português, Carlos Queiroz ou António Conceição.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF 

Sobre Zidane 33 artigos
André Azevedo. Treinador de Futebol (UEFA B). Licenciado em Educação Física. Mestre em Ciências do Desporto (Especialização em Alto Rendimento). Experiência como Treinador-Adjunto e Principal de escalões de Formação, assim como Analista, Preparador Físico e Treinador-Adjunto no Futebol Sénior em contextos como CD Tondela, FC Paços de Ferreira e Seleção Nacional de Moçambique, respectivamente.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*