Diário do CAN 2021, Dia 29: A Decisão Final

Chegou o momento da grande decisão! Senegal e Egito, no Estádio Olembé, em Yaoundé na luta pela consagração. Os Leões de Teranga em busca do seu primeiro título na história da competição e os Faraós em busca de cimentarem o estatuto de maior de África, procurando o 8º título. A equipa de Carlos Queiroz passou, na minha opinião, pelo caminho mais difícil da competição, deixando para trás Marrocos, Costa do Marfim e Camarões, todos eles com, pelo menos, prolongamento. Depois de Nelo Vingada (Ásia) e de Fernando Santos (Europa), Carlos Queiroz procurava entrar na história dos treinadores portugueses a conseguirem vencer uma prova Continental, desta feita, em África. Treinador que ficou fora do banco, devido à expulsão no último jogo.

Não podíamos pedir maior emoção para começar esta final, quando Saliou Ciss invade a área do Egito e é derrubado por Mohamed Abdel. Siss arrancou pela esquerda, combinou com o colega e foi derrubado na área do Egito em falta. Grande penalidade inequívoca e oportunidade para Sadio Mane colocar os Leões de Teranga em vantagem. Mas na baliza estava o herói das últimas grandes penalidades, Gabaski que defendeu o remate forte do avançado do Liverpool à zona central da baliza. Aos 12’, Ismaila Sarr recebeu à entrada da área, puxou para o pé direito e rematou, mas Gabaski defendeu confortavelmente. Já perto da meia-hora de jogo, Mohamed Salah tentou um golo monumental, driblou no meio de uma série de adversários e já dentro da área rematou cruzado, mas saiu fraco e Mendy defendeu. Ao minuto 43, Mohamed Salah entra na área pelo corredor direito e quando encontra espaço direcciona o seu remate à baliza de Édouard Mendy, que responde com uma defesa espetacular enviando a bola para canto. O embate entre Mohamed Salah e Sadio Mane ia-se percebendo pelas oportunidades que ambos iam criando, justificando claramente o porquê de estarem num patamar diferente dos demais.

No regresso para a 2ª parte, voltou o Senegal a ter uma excelente oportunidade para inaugurar o marcador através de um livre direto em posição frontal, mas Idrissa Gueye enviou a bola muito por cima. 2 minutos depois, o médio do PSG voltou a tentar a sua sorte, mas desta vez Gabaski agarrou a bola após um remate que não saiu muito forte. O Senegal ia andando por perto da área egípcia, mas sem grandes problemas para a equipa de Carlos Queiroz, que insatisfeito com o rendimento da sua equipa no início da 2ª parte promoveu 3 substituições, estando entre elas a entrada de Zizo (ex-Moreirense FC). Ao minuto 69, Abdel Monem esteve perto de fazer o golo, quando Zizo bateu o livre na esquerda e o central surgiu isolado a cabecear. Saiu ligeiramente por cima. Ao minuto 74 apareceu o ponta-de-lança, Marwan Hamdi que cabeceou com perigo ao lado da baliza senegalesa. 

Vítor Gomes, árbitro sul-africano, com raízes portuguesas deu por terminado o encontro e levou o jogo para o prolongamento. Bamba Dieng desmarcou-se nas costas da defesa egípcia e já dentro da área, no lado esquerdo, rematou cruzado, mas Gabaski fez uma grande defesa. Gabaski que brilhou ao minuto 100, quando negou o golo ao Senegal com um belo mergulho após o cabeceamento de Bamba Dieng. O avançado do Olympique de Marseille mostrava-se o mais inconformado da equipa de Aliou Cissé, fazendo um belo remate aos 115’, com força e colocado a longa distância, mas o guarda-redes egípcio mostrava-se intransponível. Do outro lado, no minuto seguinte, o guarda-redes do Chelsea também queria mostrar que estava em jogo e fez uma grande defesa após um remate forte de Zizo. Mamadou Loum (ex-FC Porto) não saiu do banco e o jogo acabaria por ter de se resolver da marca dos 11 metros, o campeão africano de 2021 seria encontrado após a decisão através da marca de grande penalidade e coube ao Senegal bater o primeiro:

🇸🇳 Kalidou Koulibaly ✅ 🇪🇬 Zizo ✅

🇸🇳 Abdou Diallo ✅ 🇪🇬 Abdel Monem ❌

🇸🇳 Bouna Sarr ❌ 🇪🇬 Marwan Hamdi ✅

🇸🇳 Bamba Dieng ✅ 🇪🇬 Mohanad Lasheen ❌

🇸🇳 Sadio Mane ✅ 

Após 29 dias, depois de 52 jogos e 100 golos marcados, onde 63 jogadores com ligações a Portugal (20 atualmente, 43 já passaram por cá) estiveram entre os convocados das suas seleções neste CAN, foi encontrado o novo Campeão, o sucessor da Argélia. Foi o Senegal que venceu a edição 33 do Campeonato Africano das Nações.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

Sobre Zidane 33 artigos
André Azevedo. Treinador de Futebol (UEFA B). Licenciado em Educação Física. Mestre em Ciências do Desporto (Especialização em Alto Rendimento). Experiência como Treinador-Adjunto e Principal de escalões de Formação, assim como Analista, Preparador Físico e Treinador-Adjunto no Futebol Sénior em contextos como CD Tondela, FC Paços de Ferreira e Seleção Nacional de Moçambique, respectivamente.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*