Fogo de artifício precoce em Alvalade

A primeira meia final da Taça brindava-nos com mais um clássico quente entre leões e dragões. Após a triste noite que os dois clubes proporcionaram no mês passado, a expectativa em torno do jogo aumentava a cada minuto.

Sérgio Conceição apresentou uma mudança tática no onze, a entrada de Grujić para o lugar de Otávio reforçava o meio campo azul e branco com o objetivo de forçar o Sporting a jogar pelas alas. O treinador do Porto já tinha realçado a capacidade do seu 4-4-2 ser facilmente descontruído noutras formações, e os dragões queriam anular o meio campo verde e branco com Vitinha e Grujić, deixando Uribe responsável pelas coberturas e apoios frontais de Paulinho, deixando os centrais pra Sarabia e Nuno Santos, desmontando-se várias vezes num 5-2-3 no momento defensivo e num 4-3-3 no momento ofensivo. Ruben Amorim não apresentava surpresas no onze, Sarabia estava de volta e os leões eram fiéis às suas ideias.

Rolava a bola em Alvalade e notava-se o respeito que as equipas tinham uma pela outra, muitos passes errados, perdas de bola de parte a parte, reação à perda de bola incrível dos dois conjuntos e acabou por ser Matheus Nunes o primeiro a tirar as medidas à baliza de Marchesín. O Sporting manteve a paciência na construção a partir de trás e procurou sempre as costas dos dragões mas os atacantes leoninos iam conseguindo ser anulados e os lances de maior perigo chegavam de investidas ofensivas de Pedro Porro e Matheus Reis, os mais inconformados da turma de Alvalade.

Final do primeiro tempo, jogo equilibrado e sem grandes lances onde o Sporting conseguiu acabar por criar maior perigo.

As equipas regressavam ao relvado e num início de 2ª parte frenético, o Sporting dava continuidade à boa 1ª parte e adiantava-se no marcador, após um lance de bola parada tirado a papel químico e Sarabia fazia vibrar os adeptos leoninos. A vantagem verde e branca acabou por durar 10 minutos, num ressalto de uma bola parada, Pedro Porro derrubava Evanilson dentro da área dos leões e Taremi empatava a partida com um penálti exímio. Sérgio Conceição mudou 3 peças logo após o golo do empate e a verdade é que minutos depois, numa saída em falso de Adán, Pepê assistia Taremi que com um toque delicioso deixava o mais fácil para Evanilson. 1-2 em Alvalade, dragões na frente da eliminatória. Desde o golo do Sporting que estes foram incapazes de estabilizar no jogo, os dragões reagiram bem ao golo sofrido e com bastante serenidade foram fazendo o seu jogo e acabaram por controlar a partida até ao final. De notar a defesa de Marchesín a um cabeceamento de Coates, já nos minutos de compensação, que salvou a vantagem dos azuis e brancos.

Podem ler este e outros artigos em: https://treinadoradjuntoo.blogspot.com/2022/03/sporting-cp-vs-fc-porto.html

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*