Gonçalo Ramos é quem liga!

As ideias de Nélson Veríssimo estão cada vez mais implementadas e algumas sobressaem de forma descarada. Uma dessas assenta no papel de Gonçalo Ramos. O jovem português é um avançado extremamente móvel e capaz de fazer aquilo que mais nenhum avançado do plantel consegue fazer: Baixar para vir ligar.

Jogo com Estoril. Fonte: SofaScore

Continua a não ser coincidência o facto do lado esquerdo do Benfica ser o preferido da equipa para jogar. A sociedade constituída por Grimaldo e Everton dava sinais de ter potencial para crescer, mas ficou mais fortalecida desde a inclusão de Gonçalo no papel de “vagabundo” na equipa do Benfica. Como se pode ver pelo gráfico do SofaScore, o jovem da formação encarnada baixa imensas vezes para ligar jogo à saída da primeira fase de construção do Benfica. Isto é possível devido às características de Ramos. Um jogador que pode não ser dos mais dotados tecnicamente, mas que é dos jogadores que melhor joga entre linhas e que consegue vir a zonas recuadas no terreno sem deixar de aparecer na altura da finalização devido à sua passada larga.

Esta ação de ligação acontece muito mais vezes do lado esquerdo porque a somar aos jogadores de “corredor” (Grimaldo e Everton), também Vertoghen acaba por ser o central preferido de Veríssimo para iniciar a construção. Do lado contrário Otamendi não tem tanta essa iniciativa e Gilberto não tem o mesmo portfólio técnico de Grimaldo.

O Benfica já era uma equipa que vivia de transições e rasgos individuais, contudo, está a conseguir (a espaços) chegar mais vezes à frente e com mais qualidade no ataque posicional e muito se deve a Gonçalo Ramos, que tem tido liberdade para baixar, jogar entre linhas e tabelar para permitir que a equipa consiga progredir e criar.

Sobre EdgarDavids 61 artigos
Analista de Desempenho Coletivo e Individual & Técnico de Exercício Físico.

1 Comentário

  1. Como disse Rui Vitória há dias no canal 11 e na SportTV, não é o jogador mais vistoso tecnicamente mas sem dúvida dos mais efetivos e assertivos em todas as interações com bola, e tem imenso golo com ele. A disponibilidade para todos os momentos que é tão essencial no futebol de elite nos dias de hoje, vai fazer com que chega ao mais alto nível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*