O que oferece Ristic ao Benfica?

Depois de terminar contrato com o Montpellier, Ristic chega ao Benfica a “custo zero”. Em três anos e meio no clube francês, o sérvio realizou 99 jogos, contribuindo diretamente com três golos e sete assistências.

Inicou a sua carreira como extremo, recuou no terreno para lateral e pelas características percebe-se a opção técnica. Um jogador claramente de zonas exteriores do campo e com passada larga que lhe permite envolver rápido na frente seja em ataque organizado ou em transição. Apesar do pouco talento em ataque posicional (erros técnicos e decisionais algo frequeuntes e pouca criatividade com bola), tem potencial para desequilibrar pela sua capacidade física e qualidade no cruzamento.

Já defensivamente tem potencial para ser um bom defensor. Rapidez, agressividade e agilidade que lhe permitem ter sucesso no 1×1 defensivo e no duelo. Pouco rigoroso nos posicionamentos, ainda que o seu perfil físico resolva posteriormente os problemas, bem como lhe oferece capacidade para pressionar alto e chegar rápido em caso de pressão batida. Já nos comportamentos de defesa de baliza, a falta de rigor denota-se mais (posicionamento deficiente, corpo fechado e falta de controlo do seu adversário) bem como em algumas abordagens no ar (por vezes nem chega a disputar por má colocação em campo ou dos apoios).

Comparativamente a Grimaldo, vários níveis abaixo da qualidade que o espanhol emprestava ao ataque organizado do Benfica, ainda que possa ser importante na saídas rápidas para o ataque pela maior capacidade de chegada à frente. Já defensivamente, melhor perfil físico para pressionar e, pela velocidade e agressividade, mais eficiente no 1×1 defensivo e no duelo. Ainda assim, Grimaldo mais confortável na defesa da baliza e nos comportamentos defensivos coletivos.

1 Comentário

  1. Mais uma vez, o Benfica contrata entulho. Não me lembro de uma análise vossa, sobretudo a laterais do Benfica, em que um tipo acabe de ler e pense: pronto, posso estar descansado. Este não é especialmente bom a atacar, nem especialmente bom a defender. Mas o departamento de scouting do Benfica anda a dormir, ou passa o tempo todo a escrever livros? É que contratar a custo zero só vale a pena quando se trazem Jonas; de resto, é um barato que custa muito dinheiro desportivamente, sobretudo porque, se bem percebi, o Schmidt não é especialmente hábil nos processos defensivos (vai ser, temo, outro banho de água fria), portanto não será ele a fazer deste gajo um jogador completo. Bem sei que não podeis escrever tudo, mas qual é a razão, na vossa opinião, para o Benfica ter esta obsessão pela mediocridade? Não havia igual ou melhor – e mais barato – no campeonato português? Ou é mais um para encher a mula a empresários?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*