Pedro Caixinha, primeiro português em terras Argentinas

Pedro Caixinha aceitou o desafio de treinar o Talleres de Córdoba, sendo o primeiro português a treinar uma equipe Argentina. O Talleres é uma equipe que ao longo dos anos vem ganhando notoriedade no futebol argentino e internacional, conquistando o 3º lugar na SuperLiga Argentina (o que equivale ao principal campeonato nacional) na temporada passada, com o treinador Alexander Medina que foi contratado pelo Internacional (mas já não está). Com isso, Pedro Caixinha assumiu a equipe e já conta com 14 partidas, 6 vitórias, 2 empates e 6 derrotas. Contudo, conta com um feito histórico já realizado em tão pouco tempo de trabalho, classificou o Talleres pela primeira vez para as oitavas de final da Libertadores da América.

Sendo assim, como joga a equipe de Pedro Caixinha?

Na fase ofensiva a equipe se posta em 4-2-4, realizando uma saída de bola apoiada com 6 jogadores (4 defesas e 2 médios), que vária entre uma saída curta ou longa (buscando os laterais ou avançados), com laterais bem projetados à frente e explorando a amplitude máxima do campo, enquanto um, por vezes, compõe a última linha de ataque na fase de finalização, o outro realiza o equilíbrio fechando pelo meio na segunda linha. A equipe busca atacar principalmente a profundidade, por meio de bolas longas, todavia, bem direcionadas, a um dos 4 atacantes à frente ou aos laterais quando se projetam, destacando os atacantes Fertoli (extremo com boa capacidade técnicas) e o Federico Girotti (ponta de lança que possui boa capacidade física e controle de bola). Além disso, a busca pelo cruzamento por meio das ações de ruptura de um dos laterais – principalmente – já na etapa de finalização é bastante utilizado; também, quando a bola chega no entrelinhas, libertam-na para um dos corredores laterais do campo, preenchendo a área com 3/4 jogadores (2 avançados e 1 extremo do lado oposto). Vale ressaltar a importância dos médios centros, são estes que, boa parte das vezes são responsáveis pelos passes ou lançamentos chaves. Nas transições ofensivas, não abdicam da sua principal arma, a armação rápida e a busca pela profundidade.

Na fase defensiva, o Talleres se arma em um 4-4-2. Em pressão alta, média e baixa, um jogador realiza a contenção os demais tampam as linhas de passes adversárias, mesmo que seja necessário quebrar linhas, sendo as permutações bem-feitas, principalmente no intervalo central-lateral, seja pelo extremo ou pelos médios, dependendo da dinâmica do jogo. É uma marcação predominantemente zonal-pressionante, ressaltando que, em marcação média/baixa há uma maior pressão sobre o adversário quando a bola entra no setor da 1º e 2º linha de defensiva. É uma equipe bem compactada horizontalmente e verticalmente. Em relação à transição defensiva, após perderem a bola, buscam de imediato fechar linhas de passes e um jogador ir a contenção, caso percam a bola em zona de perigo, um temporiza e os demais voltam para se posicionar.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*