Como Galtier prepara um PSG demolidor

Demolidor é o termo correto para o novo Paris-Saint-Germain que está a ser preparado Christophe Galtier, o novo treinador dos campeões franceses. Demolidor porque consegue conjugar todas as características de uma equipa de estrelas. Junta os mágicos em espaço interior (Messi e Neymar), liberta corredor lateral para os ‘aceleras’ (Nuno Mendes e Hakimi) e tem o seu jogo a ser equilibrado por três dos melhores centrais do mundo e Verratti. É já, numa fase tão precoce da época, boa a relação existente entre as características dos jogadores e a forma como estas são potenciadas. Parte de um 3x4x3 que, defensivamente, se transforma num 5x2x3 e até liberta Messi, Neymar e possivelmente, Mbappé de missões defensivas. Defensivamente, a equipa já revelou comportamentos importantes, embora ainda sem pormenor. Laterais sempre responsáveis por controlar a largura defensiva, médios e centrais por fechar espaços interiores.

No momento ofensivo, a equipa parisiense coloca um médio mais subido em relação ao outro. Constrói em 3+1 e liberta Vitinha (2ªMédio) para zonas de criação. Construção paciente e com muito recurso a Verratti que procura ligar com Messi e Neymar que baixam para combinar no corredor central, enquanto que, Sarabia e Vitinha atacam a profundidade. Foi incrível a capacidade do Paris-Saint-Germain na fase de criação pelo corredor central, com movimentos complementares (apoio – rutura) dos quatro que apareciam em zonas interiores e combinações constantes, fundamentalmente entre Messi e Neymar. No fundo, Vitinha e Sarabia são quase sempre responsáveis por libertar espaço para Messi e Neymar aparecerem e brilharem.

Tem mais do que capacidade para ser demolidor internamente – como há muitos anos é, mas sobretudo na Liga dos Campeões pela capacidade de relacionar as caracteristicas dos jogadores e a forma como estas são potenciadas pelos posicionamentos do modelo. Cada posicionamento e cada movimento são pensados para tirar o melhor de cada jogador. Tirando o melhor de cada individualidade e com qualidade coletiva, o Paris-Saint-Germain de Christophe Galtier pode ser o próximo vencedor da Liga dos Campeões.

Sobre Pirlo 128 artigos
Apaixonado pelo jogo e pela análise. É o pormenor que me move na procura do conhecimento. Da análise ao jogo, passando pelo treino, o Futebol é a minha grande paixão.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*