Mais e Menos da Semana

white corner field line on artificial green grass of soccer field

MAIS

Jorge Costa

O Algarve volta a estar representado na Liga Portuguesa. Jorge Costa é o principal obreiro. Poucos treinadores portugueses terão a astúcia táctica de Jorge Costa. Os muitos anos de prática, vendo sempre o jogo pela frente, e a oportunidade de ter sido orientado por José Mourinho, contribuiram de forma decisiva para lhe aumentar o leque de conhecimentos sobre o jogo. Desconhece-se se é capaz de aplicar e transmitir, tudo o que sabe. Se for capaz de operacionalizar os conhecimentos que tem, o futuro, enquanto treinador de futebol, será, por certo, risonho.

MENOS

Ulisses Morais

A Naval é uma das equipas da Liga, com alguma qualidade individual. Se é certo que conseguiu, a espaços, produzir um futebol agradável, acente em transições rápidas para o ataque, pelos corredores laterais, explorando o talento de Davide e a velocidade de Marinho, terminar a prova num 13º lugar, fica muito áquem das expectativas iniciais.

MAIS OU MENOS

Manuel Machado

Se é certo que terminou a época à frente do seu eterno “amigo”, Jorge Jesus, o jogo de Alvalade, demonstrou, claramente, que Machado está a anos luz de ter capacidade para voos mais altos. O processo ofensivo é bem trabalhado. As movimentações, combinações ofensivas e transições são boas. Contudo, o processo defensivo é lastimável. A caça ao homem que incute nas suas equipas, esperando que o central livre, faça todas as coberturas defensivas, tornam-as demasiado frágeis. Muito facilmente se encontram soluções (através da mobilidade dos jogadores da frente) para fazer golos a quem assim defende. Os golos de Derlei são o espelho do quão frágil e mal posicionada pode ficar uma defesa que usa referências individuais a todo o instante.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3011 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*