FC Porto. O suspeito do costume.

white corner field line on artificial green grass of soccer field

Jesualdo continua a ter o quarteto defensivo mais competente da liga. Não só em qualidade individual, mas essencialmente na sua vertente colectiva. Bem posicionados, sempre em função de si próprios, do espaço e da bola, e articulados com enorme mestria com a linha média (Fernando e Meireles, particularmente), que é, também, a mais segura, defensivamente, em Portugal.

O plano ofensivo é, à data, uma incógnita. Apesar da movimentação ofensiva similar à do passado, as perdas de Lucho e Lisandro retiraram argumentos ao FC Porto, no processos atacantes. O que antes, era facilmente atingido, através de um bom trabalho colectivo (combinações ofensivas, aclaramento de espaços, desmarcações de apoio e ruptura), é, por ora, obtido, por iniciativas individuais. Não evoluír colectivamente, na fase ofensiva, tornará o FC Porto mais previsível, e mais fácil de anular. Hulk não irá resolver sempre. Que soluções para desbloquear os jogos, sempre que as individualidades não estiverem totalmente inspiradas?

P.S. – É comum afirmar-se, com relativa assertividade, que a defesa vence campeonatos. E se o FC Porto, está um passo à frente nesse dominio, é também, importante, perceber-se, que urge melhorar o processo ofensivo. É impensável depender de forma tão evidente, do que os alguns jogadores (Hulk e Rodriguez, à cabeça) possam fazer no plano individual.

P.S. II – Quão interessante seria, para Jesualdo, que as características de Falcão se aproximassem mais de Lisandro, que de Farías (Exímio finalizador).

P.S. III – Apesar da, natural, pouca intensidade, a boa organização mantém-se.

Sobre Paolo Maldini 3789 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*