Mudasti

white corner field line on artificial green grass of soccer field
“O treinador tem uma percentagem muito elevada de responsabilidade no comportamento defensivo. No ofensivo, depende mais dos jogadores”. Jorge Jesus, no primeiro ano de SL Benfica.
“Olho mais para o jogo ofensivo do que defensivo. Prefiro ganhar 3-1 do que por 1-0. O mais importante é ganhar e agora há que pensar já no próximo jogo”. Jorge Jesus, depois da sofrida vitória ante o modesto Feirense.
É cada vez mais incerto saber se ter jogadores de qualidade tem beneficiado a evolução de Jesus enquanto treinador. Uma coisa é certa, desde que às suas mãos chegaram extremos de valia incondicional, Jesus tem mudado o jogar com que foi tão bem sucedido em Belém, em Braga e principalmente no primeiro ano de Benfica.
Podemos hoje crer que se na época 2009/2010 para além de Di Maria, tem tido Gaitán ou Nolito no plantel, dificilmente teria tido sucesso?
O 4x2x4 (que em determinados momentos se aproxima de um 4x1x5) que vem apresentando desde há imenso na Liga, impossibilita-o de ter o controlo das partidas, independentemente de por vezes estar a vencer por um, ou até por dois. A grande questão é que todos já perceberam de que forma pode o Benfica evoluír para outro patamar de segurança e rendimento. Por ser algo de óbvio para todos, e porque Jorge Jesus sempre teve imensa dificuldade em admitir o que por todos é perceptível, teme-se que o Benfica da presente temporada esteja em risco.
Quem como Jorge Jesus, nos habituou a um patamar de excelência na envolvência táctica das suas equipas, não deveria agora, por teimosia, deitar tudo a perder.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*