Os golos de Igor Rossi. Erros técnicos e tácticos.

O golo do Marítimo aqui.
Pare o video ao segundo 16 e observe o comportamento de todos os jogadores do SL Benfica, bem coordenado. Exceptuando a titulo individual Maxi Pereira, que ignora o movimento colectivo de baixar um metro. Permanece imóvel e a bola cai precisamente no espaço que deveria estar a ocupar.
Este é um erro táctico. Um mau posicionamento de um jogador capaz e útil mas que tem feito na presente época uma das com mais erros dos últimos anos. Não foi o primeiro mau posicionamento do uruguaio, e se demasiadas vezes tem a “desculpa” de um modelo de jogo que lhe pede para ser demasiado ofensivo, sendo portanto impossível estar em dois lados ao mesmo tempo, no golo do Marítimo não é nada disso que acontece. É uma desconcentração táctica. Daquelas que, por exemplo, nunca vimos suceder no corredor oposto do SL Benfica. Excepto quando jogou Luisinho.

Já o segundo golo do SL Benfica é um erro técnico de Igor Rossi. Mas, um daqueles erros técnicos que tal como o de Melgarejo na Turquia não lhe define a qualidade. É um azar. Uma bola demasiado rápida e próxima que o apanha e que infelizmente para o brasileiro foi para onde não deveria ter ido. Podia ter acontecido, e já aconteceu, aos melhores do mundo. 

Rossi não é bom porque marcou um golo, nem é mau porque marcou um auto-golo. Por mais que se queira catalogar os jogadores por um lance isolado, o futebol simplesmente não é isso.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*