No golo do FC do Porto erro de… Slimani!

No golo sofrido pelo Sporting, percebe-se a importância de todos os jogadores conhecerem o jogo (de cada equipa em particular) e não apenas o jogo de cada posição em particular. Futebol, hoje, é isto. Todos acabam por passar por todas as situações. Defesas como avançados, avançados como defesas. A dinâmica do jogo é que dita, e essa ninguém controla. O que fazer? Melhorar quem pode agir contra a dinâmica do jogo. Melhorar o conhecimento de cada jogador. A incompetência de Slimani no lance do golo é evidente.
Em resposta a um comentário num artigo recente, diz o Maldini: «Não organizo as coisas assim. para mim é indiferente quem está onde. Desde que estejam todos lá até pode ser o avançado a dar cobertura por dentro, e o interior a avançado, etc etc etc…
Quem está mais perto dos espaços – ocupa, sem predefinições de quem onde»

Neste artigo, Tenho de estar atento à forma como jogam os colegas, mesmo os laterais e centrais, pois nunca se sabe o que vai suceder no jogo”

Dizia Gaitan numa entrevista ao Record

«Exacto. O jogo é caótico. E independentemente do espaço, e posição, que ocupamos mais vezes no decorrer do jogo, as estruturas modernas organizam-se por forma a que todos os jogadores, num determinado contexto, pisem terrenos “desconhecidos”. Exige-se, dessa forma, que todos os jogadores conheçam o funcionamento global da estrutura. Isso, para que se possam integrar em todos os momentos, sem comprometer a estabilidade e relação harmoniosa da organização.»

Escrevia-se por aqui sobre o jogo.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3407 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*