Pirlo – “Transferências” de Crianças

Na introdução do livro, Cesare Prandelli fala dos tempos em que conheceu o Sr Pirlo, ainda nas camadas jovens do Brescia, enquanto era treinador do Atalanta.
Tentando traduzir o que lá vem, é algo como:
“Chegamos a tentar arranjar uma reunião para discutir a possibilidade de o trazer, mas o nosso presidente Percassi, um “iluminado” (sem sentido prejurativo, eu é que não encontrei palavra melhor para traduzir), percebeu que iamos causar um incidente diplomático. Nunca esquecerei as suas palavras – Pirlo fica onde está, Pessoas como ele devem ser deixadas em paz. Ele precisa de continuar a fazer o que gosta e a jogar com alegria. Não quero que ele sinta qualquer tipo de pressão. Ele deve continuar um jogador que pertence a todos”
Naquela altura já todos tinham percebido o raro talento que andava por ali, 2 ou 3 anos mais novo do que os outros, mas … já com todagente a ir ver os jogos para o ver a ele, só a ele.
Numa semana em que aqui no blog se falou de formação, onde se apontou o dedo a uma serie de situações, é importante pensar sobre isto – Transferências de crianças.
Legalmente, qualquer criança pode passar de um clube para o outro, sem problema nenhum. Temos visto (em Lisboa pelo menos, mas acredito que seja um fenómeno que se verifica em todo o lado), crianças que quando chegam a idade de infantis de 1º ano já estiveram em 2 ou 3 clubes diferentes.
Se por um lado, faz todo o sentido que se procure as melhores condições possiveis para que as crianças aprendam e se desenvolvam, estão os pais (que no fundo são quem manda) preparados para fazer essas escolhas?
  • Qualidade de treino – O que é isto e como é que se avalia? 
  • Competitividade dentro da equipa – O miudo é dos melhores, é mais um, é dos mais fracos?
  • Competitividade da equipa em relação as outras onde está inserida – Vão ganhar tudo porque os adversários são muito fracos, ou vão ter de discutir as coisas sempre até ao fim?
Estas são coisas que devem pesar na cabeça de quem escolhe para onde leva os miudos.
Problemas identificados por quem vive este fenómeno sem ser com olhos de pai de futuro Cristiano Ronaldo:
  • Clubes a contratarem treinadores não porque lhes reconhecem muita competência para o ensino do jogo, mas porque “trazem” não sei quantos jogadores com eles. De repente o clube XYZ era fortissimo porque tinha uma “fornada” excelente, e de repente foram todos para o XPTO e o clube onde estavam… puff
  • 4 ou 5 clubes com os jogadores “todos”, e os restantes com muitas dificuldades para trabalhar
  • Uma desigualdade gigante entre clubes que jogam uns com os outros, com resultados super desiquilibrados.
Urgente criar condições para garantir que os miudos conseguem crescer como o Pirlo. Tranquilos para poderem jogar com alegria e sem grandes pressões. Com exigência, mas sem terem uma mochila de pressão maior do que a que podem carregar. 
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*