No melhor onze do ano, eleito como defesa, David Luiz!

O senhor cinquenta milhões está mais uma vez seleccionado para a elite do futebol, como defesa. Importa hoje destacar a “atitude” defensiva do defesa canarinho. Nem vamos tocar nos comportamentos defensivos porque aí a coisa ficava muito, muito, muito, mas mesmo muito, feia.
Ora, cá vai o contexto: meia final do Campeonato do Mundo de selecções jogado em casa, no Brasil. David Luiz com a braçadeira de capitão, por Thiago Silva e Neymar estarem impossibilitados de disputar o jogo. Ou seja, um dos líderes do grupo, um dos capitães, que perdia por um a zero aos vinte e dois minutos, tem o comportamento que se vai verificar de seguida. Tenho a máxima certeza que o que se vai ver de seguida foi uma demonstração do estado de choque em que pode ficar um jogador quando tem todo o peso de uma nação, treinador, e colegas de equipa, em cima dele.

No final do jogo apareceu emocionado na zona de entrevistas rápidas. E lembro-me bem de na altura ter dito para mim: ai se fosse teu treinador, David! Menos circo, por favor. Se David Luiz é um dos quatro melhores defesas do mundo, sobretudo existindo Hummels ou Garay, então eu não quero nunca mais ouvir falar de futebol. Falta-lhe o essencial, e o essencial onde fica? Vocês sabem… no cérebro!
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3013 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*