Aproveitamento do corredor central

Circulação como eu gosto, agresssiva – vertical. Bola para trás para chamar o adversário, jogadores profundos para abrir espaços entre sectores, colocação de vários jogadores nesse espaço, aproveitamento do espaço com um passe que elimina 5 dos 10 jogadores adversários que defendiam, deixando quem recebe a bola em melhores condições para resolver o lance. Enquadrado de frente para uma só linha, com vários caminhos possíveis, mas todos bastante próximos da baliza, de ângulo aberto – corredor central. 
O golo do Benfica – Jonas – mostra uma das formas que mais gosto de desorganizar  o adversário, sem necessidade de lateralizar. Sempre pelo caminho mais próximo e que dá mais opções ao portador da bola. Sempre pelo caminho que mais dificulta a acção defensiva, pela pluralidade de opções. O tal jogo entre-linhas que marca a diferença entre um modelo ofensivo básico de um modelo ofensivo de uma equipa que quer ser grande. 
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3012 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*