Identifica e resolve. Com Hazard, o fácil é sempre fácil.

No passado jogo do Chelsea, Adam fez um golo que correrá o mundo as voltas suficientes para que se volte a falar de si aquando do prémio Puskas. É porém o segundo golo do Chelsea que serve de propósito a este texto.

Demasiadas vezes se perdem lances de potencial tremendo porque o portador da bola é incapaz de identificar a melhor resposta a dar no lance em si. Isto é, define mal. Ou solta antes, ou solta depois, ou não solta. Tantas vezes o grande público não chega sequer a perceber o potencial da jogada, porque um passe para o lado errado, ou um timing perdido, faz com que não se chegue sequer as possibilidades que aquela situação de jogo trazia. 
Hazard não é Messi. Com o argentino tudo o que pode acontecer, acontece. Ainda assim, o belga está hoje no topo do futebol mundial. Porque tecnicamente é soberbo, mas sobretudo porque sabe sempre que caminho seguir. Identifica o contexto ainda antes de ter a bola no pé, e a partir daí tudo segue conforme deve seguir. Parece fácil. E é. Todavia, só é fácil para quem percebe o jogo. Hazard identifica a superioridade numérica, progride na direcção da baliza atraindo oposição e solta no colega livre. Muito fácil. Mas quantos decidiriam tudo da mesma forma que o belga o fez?
Adam não vai voltar a fazer um golo de trás do meio campo. Já Hazard continuará a oferecer golos ao Chelsea a cada situação de superioridade que encontrar na partida. Com a eficácia dos predestinados.

  • Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
    Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

    Seja o primeiro a comentar

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado.


    *