Isto é um jogo de jogadores contra jogadores

Se há coisa que esta grande eliminatória da Liga dos Campeões reforçou foi a minha convicção de que sem qualidade não se consegue chegar a bom porto. Quando se vê duas equipas com a diferença de qualidade que Bayern e Barcelona têm, quando se vê os efeitos nocivos que uma decisão errada, uma má recepção, um mau passe, pode ter em toda movimentação colectiva percebe-se o que é o futebol. Num determinado momento, num determinado jogo, eventualmente, uma equipa colectivamente melhor conseguirá superar as melhores individualidades. Mas na maioria dos jogos as individualidades prevalecerão. Porquê? Porque colectivamente podes movimentar-te de forma fantástica, podes abrir os melhores caminhos para o golo, podes criar uma rede que permita aos teus jogadores terem as melhores soluções possíveis, mas no final, quem decide, quem executa, é o portador da bola. É o jogador, que nada terá para o salvar quando tiver que entrar em contacto com a bola.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3047 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*