o menino Bernardo

Cara de menino, corpo franzino e futebol de homem.
“Bernardo é tremendo com a bola nos pés” Deco.
As palavras são de um dos maiores magos que pisou os relvados em Portugal. O grau de conhecimento que tinha do jogo tornam as suas palavras ainda mais elogiosas. É que Deco sabe que ser tremendo com bola vai muito para além de um ou outro drible, uma ou outra recepção tecnicamente mais artística. 
Bernardo cumpriu tudo o que prometia. E ainda promete mais. Qualidade técnica quase inigualável. Cérebro sempre em movimento, a analisar cada situação de jogo ofertando sempre a decisão mais correcta, e tantas vezes a mais criativa! E o miúdo desequilibra o jogo todo pela forma fácil como quebra a contenção e atrai coberturas para jogar com a equipa. Tem os timings. A pausa dos melhores, a aceleração dos mais astutos. O passe para dentro ou o drible conduzindo na direcção da meta. A decisão depois do drible. Bernardo tem tudo.
Mas não é só com a bola que é tremendo. Rápido a (re)agir na transição. Agressivo quando a bola está no seu espaço, ou agressivo na ocupação do espaço, Bernardo é um génio responsável (e eficaz!) defensivamente. Tudo isto aos vinte anos. 
Impossível imaginar Bernardo fora do “top ten” mundial em  três épocas. 
O menino virou um homem e agora Fernando Santos não pode mais ignorar tamanho talento. 
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

1 Comentário

  1. 3 anos volvidos, aí está um craque de nível mundial.
    Espero que com Rui Jorge a treinar a nossa equipa (a começar já amanhã), e com o 10 nas costas de quem o merece, possamos jogar bem mais, muito em breve 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*