
Cara de menino, corpo franzino e futebol de homem.
“Bernardo é tremendo com a bola nos pés” Deco.
As palavras são de um dos maiores magos que pisou os relvados em Portugal. O grau de conhecimento que tinha do jogo tornam as suas palavras ainda mais elogiosas. É que Deco sabe que ser tremendo com bola vai muito para além de um ou outro drible, uma ou outra recepção tecnicamente mais artística.
Bernardo cumpriu tudo o que prometia. E ainda promete mais. Qualidade técnica quase inigualável. Cérebro sempre em movimento, a analisar cada situação de jogo ofertando sempre a decisão mais correcta, e tantas vezes a mais criativa! E o miúdo desequilibra o jogo todo pela forma fácil como quebra a contenção e atrai coberturas para jogar com a equipa. Tem os timings. A pausa dos melhores, a aceleração dos mais astutos. O passe para dentro ou o drible conduzindo na direcção da meta. A decisão depois do drible. Bernardo tem tudo.
Mas não é só com a bola que é tremendo. Rápido a (re)agir na transição. Agressivo quando a bola está no seu espaço, ou agressivo na ocupação do espaço, Bernardo é um génio responsável (e eficaz!) defensivamente. Tudo isto aos vinte anos.
Impossível imaginar Bernardo fora do “top ten” mundial em três épocas.
O menino virou um homem e agora Fernando Santos não pode mais ignorar tamanho talento.
3 anos volvidos, aí está um craque de nível mundial.
Espero que com Rui Jorge a treinar a nossa equipa (a começar já amanhã), e com o 10 nas costas de quem o merece, possamos jogar bem mais, muito em breve 🙂