SL Benfica 2015 2016. Um Benfica menos ofensivo. Mas não necessariamente melhor defensivamente.

Um Benfica muito menos ofensivo posicionalmente que nos anos passados. Esta é a marca da presente temporada.
Tudo começa fruto dos novos posicionamentos na fase de construção das águias. A partir das opções aqui tomadas tudo se encadeia. A equipa está menos subida, obriga o adversário a recuar bastante menos, e quando perde a bola, geralmente está mais baixa do que quando perdia no passado, logo também mais susceptível à transição ofensiva adversária. Daí menos ofensiva, mas não melhor defensivamente. Mesmo que não tenha a equipa tão projectada para a frente.
No passado, os centrais e trinco progrediam e atraíam adversários. Quando a bola saía destes, entrava logo na segunda fase, nas costas de alguns adversários. Num espaço mais avançado do campo e tendo o adversário menos oposição (porque o passe ou progressão dos três de trás quebrava logo uma linha).
A opção por ter centrais juntos e médios mais à frente, a obrigar laterais a jogar com menos profundidade e fora do bloco adversário. Menos possibilidades para jogar dentro de sectores adversários, e menos possibilidades para pisar terrenos mais ofensivos de forma mais regular e constante.
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3047 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*