Futebol. Um jogo de decisões.

Muito já por aqui foi abordado o tema. Ser posse, ser transições. Ser futebol directo ou jogo apoiado.

O futebol é um jogo de decisões. Naturalmente que o jogo pede muito menos a procura incessante da profundidade e do lançamento longo porque para tal ser bem sucedido é preciso jogar com o mau posicionamento adversário, a correcta desmarcação / movimentação do colega e ainda, e não menos importante a capacidade própria do portador para realizar um gesto técnico mais complicado (mais difícil colocar em profundidade a trinta metros, fazendo  bola passar entre central e lateral, do que jogar mais curto e apoiado).
Em suma, não se deve guardar a bola sempre, nem se deve procurar loucamente o chegar à frente mais rápido. Tudo depende do contexto. Tudo depende da situação de jogo.
Essa é a razão pelo qual mais uma vez se apresenta aqui o incrível video das assistências de Xavi. O espanhol como todos os enormes craques guardam quando devem guardar, mas lançam a ruptura quando assim se impõe. Repare como ao 1’50” após recuperar não guarda a bola nem um segundo. Porquê? Porque se impunha que soltasse rápido na frente no colega em melhor posição. É um dos baluartes da boa tomada de decisão.

Porquê novamente um post tão próximo de outros anteriores? Às 19.55 na BTV2 (só recuar dez minutos), uma frase exactamente igual à que já por aqui se produziu várias vezes. Reportagem sobre Dennis Bergkamp. “Foi um dos melhores com quem já joguei. Fazia sempre o que o jogo pedia” Henry
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*