Condicionar oposição para entrar onde queremos.

Fixar o opositor não é tarefa única do portador. Também os colegas pelo posicionamento que assumem podem contribuir para fixar oposição. Colocar-se entre dois elementos da mesma linha adversária é sempre uma solução. Para que se a bola entrar lá (só para voltar a tocar atrás), se chame alguém da linha a si, abrindo espaço entre a linha adversária para quem recebeu o toque atrás rapidamente aproveitar o espaço que se abriu por chamar a oposição a morder. Ou se simplesmente o posicionamento entre a linha adversária contribuir para que opositor se fixe em si e se perca na distância para colegas, estão desde logo reunidas condições para a bola entrar para as costas da linha.

No segundo golo do City, o posicionamento de Aguero, mesmo sem tocar na bola, fixou um médio, aumentou distância entre elementos na linha média, e permitiu que a bola entrasse nas costas do sector. E depois de entrar, já Aguero recebe de frente para o jogo, enquadrado! E isso faz toda a diferença para se poder criar!

P.S. – “Dossier. O jogo de posição. Da estrutura organizativa aos conceitos básicos do jogo” está disponível na Drive dos patronos do “Lateral Esquerdo”.

P.S.  – Agradecimento muito grande à mais de uma centena dos que já se juntaram a nós no Patreon. Para terem acesso a todos os conteúdos que por cá se produzem, e darem uma pequena ajuda para que possamos manter periodicidade das publicações é passar por lá. Agora também com acesso à drive do Lateral Esquerdo, onde partilhamos “influências”. Recordamos que 1 euro mês será desde logo uma grande ajuda! Alternativa no lateralesquerdo.com@gmail.com

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 2931 artigos
Creator of the "Lateral Esquerdo", is also a teacher at the University Stadium in Lisbon. Soccer coach, having conquered several national titles in Portugal. Experience as soccer coordinator, and lecturer at various Sports Universities. Author of the book "Build a champion team" from the publisher PrimeBooks.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*