Condicionar oposição para entrar onde queremos.

Fixar o opositor não é tarefa única do portador. Também os colegas pelo posicionamento que assumem podem contribuir para fixar oposição. Colocar-se entre dois elementos da mesma linha adversária é sempre uma solução. Para que se a bola entrar lá (só para voltar a tocar atrás), se chame alguém da linha a si, abrindo espaço entre a linha adversária para quem recebeu o toque atrás rapidamente aproveitar o espaço que se abriu por chamar a oposição a morder. Ou se simplesmente o posicionamento entre a linha adversária contribuir para que opositor se fixe em si e se perca na distância para colegas, estão desde logo reunidas condições para a bola entrar para as costas da linha.

No segundo golo do City, o posicionamento de Aguero, mesmo sem tocar na bola, fixou um médio, aumentou distância entre elementos na linha média, e permitiu que a bola entrasse nas costas do sector. E depois de entrar, já Aguero recebe de frente para o jogo, enquadrado! E isso faz toda a diferença para se poder criar!

P.S. – “Dossier. O jogo de posição. Da estrutura organizativa aos conceitos básicos do jogo” está disponível na Drive dos patronos do “Lateral Esquerdo”.

P.S.  – Agradecimento muito grande à mais de uma centena dos que já se juntaram a nós no Patreon. Para terem acesso a todos os conteúdos que por cá se produzem, e darem uma pequena ajuda para que possamos manter periodicidade das publicações é passar por lá. Agora também com acesso à drive do Lateral Esquerdo, onde partilhamos “influências”. Recordamos que 1 euro mês será desde logo uma grande ajuda! Alternativa no lateralesquerdo.com@gmail.com

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*