Como Sérgio Conceição tornou o FC Porto campeão

Faltavam poucas semanas para se iniciar a época desportiva, quando como convidado no programa 360º da RTP, avancei com o prognóstico de que o grande favorito ao título nacional seria o FC Porto.

Fi-lo pela qualidade dos seus jogadores, e pela forma como Sérgio Conceição já ia trabalhando o seu modelo, da forma como foi antevista por cá, tendo em conta o seu trabalho no Nantes.

A um único ponto do título, parece quase impossível que não se confirme o fabuloso destino da equipa de Sérgio.

Mas, o que tem o FC Porto de Sérgio? Como se comporta? O que difere dos demais?

Trazemos aqui o modelo dos azuis e brancos ao pormenor.

Nota – Os vídeos que construí, não foram feitos no âmbito do “Lateral Esquerdo”, mas sim num trabalho de observação para quem até levou de vencida a equipa azul e branca, pelo que poderão surgir cuidados menores com a linguagem.

Paulatinamente partilharei com os patronos a análise pormenorizada de todas as equipas da Liga

Para terem acesso a todos os conteúdos que por cá se produzem, e darem uma pequena ajuda tornem-se patronos deste projecto. Também com acesso à drive do Lateral Esquerdo, onde partilhamos “influências”. Recordamos que 1 euro mês será desde logo uma grande ajuda! Alternativa no lateralesquerdo.com@gmail.com

 

 

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3614 artigos
Pedro Bouças - Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

5 Comentários

  1. É um excelente trabalho, mas gostava de uma análise que não apenas os comentários que surgem nos vídeos a identificar os momentos e comportamentos padrão. No fundo, gostava de ler a opinião do Maldini sobre as forças e fraquezas deste Porto. Para apreender e ser melhor espectador no meu estádio, algo para que o facto de acompanhar diariamente o blog tem contribuído. Obrigado e abraço

    • Este ano ainda não é, realmente. Mas ainda há dúvidas?! Festa na e depois da Madeira…onde já se viu isto?!
      Demasiada fome e vontade e Dragão para não acontecer já Domingo.

  2. Para lá de todas as análises tácticas, e sou um leigo neste aspecto. O Porto é campeão porque apresentou uma dimensão física que para ganhar em Portugal chega e sobra. Um factor que aqui no lateral esquerdo é pouco valorizado, ou mesmo nunca valorizado. Jogadores como o Herrera, várias vezes achincalhado aqui em comentários, em favor por exemplo de Oliver, foram fundamentais. Tenho frequentado pouco o blog, mas imagino o que se deverá ter dito por exemplo do Marega.
    O futebol como qualquer jogo é uma simbiose da dimensão física com a técnica. Os que a melhor fazem são os campeões. Os que ficam só pela técnica como o Benfica e o Sporting perdem.

    • Joaquim Rato, aqui há gato! Então o SLB e o SCP ficam-se só pela técnica? E o FCP? Fica-se só pelo físico? E ganha o campeonato com 300 pontos de avanço, não ganha? E do Braga para baixo só se vê equipas com técnica daí terem ficado com quase 40 pontos de atraso…Mas cada um é livre de opinar…

1 Trackback / Pingback

  1. Sérgio Conceição – Lições de futebol – Como fez do Porto Campeão. A rotação que exige qualidade e organização para triunfar! – Lateral Esquerdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*