Os craques do Campeonato de Portugal – Rui Batalha (SCU Torreense)

Rui Batalha está num excelente momento de forma e a subir de produção, sendo cada vez mais uma certeza aos olhos de quem o Campeonato de Portugal não passa despercebido. Um conselho gratuito que damos às equipas é que não partam o jogo quando passarem pelo Oeste.

Para quem ainda não o conhece, Rui Batalha é um extremo que fez grande parte da fase inicial da sua Formação no Sporting CP. Passou também pelo CD Mafra, SU Sintrense e SG Sacavenense, onde chegou a estrear-se na equipa principal e onde chamou a atenção de clubes de nível profissional, nomeadamente o Gil Vicente FC. Foi precisamente no clube de Barcelos que terminou o seu percurso formativo e chegou mesmo a jogar numa partida da Taça da Liga contra o CS Marítimo, na temporada 2014/2015, ainda que por pouco tempo (somente 16 minutos). Seguiram-se o AC Malveira e o GS Loures, fazendo sempre muitos jogos e sendo sempre dos jogadores mais utilizados. Os números na equipa lourense foram absolutamente extraordinários, apontando 15 golos em 33 partidas disputadas. A qualidade de Batalha levou o SCU Torreense a querer contar com os seus serviços, cumprindo, actualmente, a sua segunda temporada em Torres Vedras (onde já vai com sete golos marcados em 16 jogos).

Rui Batalha é um jogador de estatura baixa (1,69m), o que lhe confere um bom equilibrio e mudanças de direcção muito frequentes e fáceis devido ao seu baixo centro de gravidade. Apresenta também uma velocidade e poder de aceleração com e sem bola muito elevados, sendo um jogador dificil de travar. Devido às suas características físicas torna-se um jogador bastante castigado com faltas.

Sendo um extremo, Batalha apresenta uma qualidade técnica muito boa que lhe permite executar a excelente nível, bem como driblar os adversários com bastante facilidade e a alta velocidade. É igualmente dono de um primeiro toque de qualidade, sendo capaz de receber a bola em óptimas condições. Pegando neste ponto, é frequente vê-lo a efectuar recepções orientadas depois de um passe em profundidade, retirando adversários do caminho só com um simples toque na bola. Apresenta uma razoável precisão no seu cruzamento e é também capaz de marcar bolas paradas com excelência, principalmente penáltis e livres directos. Tem no seu pé direito o preferencial e mostra igual facilidade nos remates de meia-distância e também na capacidade de passe, variando muitas vezes o flanco com intenção e precisão.

Rui Batalha é um jogador inteligente e é frequente vê-lo no momento de Organização Ofensiva com muito critério a procurar o melhor caminho para chegar à baliza adversária. Possui uma visão e leitura de jogo muito boas e o seu jogo sem bola é igualmente de destacar, uma vez que não se esconde e procura estar sempre bem posicionado para dar uma linha de passe aos seus companheiros de equipa. Determinado, agressivo e desconcertante nas suas acções, é extremamente capaz de fazer a cabeça em água ao seu adversário, tornando-se também num jogador muito perigoso no momento de Transição Ofensiva.

Actua em todos os jogos, praticamente, a partir de uma das alas (principalmente na esquerda), mas Rui Batalha pode também jogar no apoio ao ponta-de-lança, na posição de segundo avançado. Ainda assim, creio que onde poderá ser mais influente e decisivo será mesmo a partir da ala esquerda – como um avançado interior –, de forma a causar um maior desequilíbrio no espaço central e fazer uso do seu bom último passe ou mesmo do seu remate colocado. Sendo um jovem de 22 anos, estou em crer que a consistência que já apresenta fá-lo-á dar o salto para um outro nível num futuro breve.

Bruno Costa

 

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*