Curtas do Jamor

Soma e segue o Benfica, mas no Jamor não teve vida facilitada.

Breves notas rápidas sobre o jogo:

  • Como habitual Silas “camaleónico” a jogar com o modelo do Benfica para lhe provocar constrangimentos – O regresso aos três centrais como forma de obrigar alas a saltarem – E a grande particularidade de manter sempre a linha de três e os apoios que chegavam de Jonatan e André Santos muito baixos, e sem progredirem, esperando pelo pressing do Benfica para lhe colocar a bola nas costas;
  • Claro, portanto, a intenção do Belenenses em deixar-se pressionar para chegar depois às costas dos médios do Benfica para aí acelerar – Fê-lo algumas vezes, mas sem ter definido com qualidade quando encontrou o espaço;
  • Benfica ganhou ascendente no jogo quando acertou a pressão – Laterais com Laterais – Pizzi e Rafa com centrais que estavam mais abertos, e muito de Florentino a fazer metros de corredor a corredor, para estancar entradas em André Santos e Jonatan;
  • Começam a escassear palavras para a falta de acerto de Seferovic – Como sempre, um verdadeiro desastre em tudo o que envolve gesto técnico – Tomada de decisão com bola – Falhou golos, estragou jogadas;
  • Rafa a um nível nunca antes visto – DEFINE BEM! Ultrapassados os problemas de definição – Nunca será perfeita, porque à velocidade a que se move e executa, só Leo Messi é capaz de definir sempre bem, mas é suficientemente boa para estar já num patamar muito acima do contexto Liga NOS – Em ataque organizado, ou quando encontrou espaço – Orienta condução para dentro, ultrapassa adversários e ou o param em falta… ou dá golo! Assim foi nos dois dos encarnados;
  • Vitória justa, mas que não se ignore a qualidade táctica e de abordagem ao jogo de Silas – Só não pôde parar as individualidades do Benfica;
  • O Estádio da Luz receberá o FC Porto na próxima jornada, com o Benfica na liderança do campeonato e a viver um momento de confiança importante – Mas, será um jogo onde poderá o Benfica viver com um avançado que destrói sistematicamente os ataques da sua equipa?

10 Comentários

  1. Redondo!
    Achas que seria viável avançar RDT para homem mais adiantado e colocar o Chiquinho atrás dele?
    A displicência do Seferovic é enorme, e o Chiquinho tem entrado sempre muito bem..
    Sempre com mobilidade, e bom apoio frontal para os homens que vêem de trás.
    Abraço

  2. E o RDT, por este andar, será completamente queimado. Nunca o fez na carreira e agora de repente passou a ter se ser um SA… preocupado em descer uns metros e criar, dar apoios frontais, deixar a zona onde gosta e tem de estar.
    Se há algo que sempre foi claro foi isso: É um finalizador, ponto! Por muito que tenha (e tem) qualidade técnicas. Mas não é um 10 ou o que for.

    20M€ para jogar fora da posição e quando é o melhor do plantel a 9.

    E ainda há Vinicius. Três jogadores para um lugar. Não cabe na cabeça de ninguém.

    Se isto de ter 2 avançados assim é para continuar, estou muito preocupado…

  3. Não sou admirador de todo do Seferovic, mas não estaremos a afunilar um bocado a visão sobre o mesmo? Sim técnicamente está um nivel abaixo dos restantes elements, sim é displicente em muitos lances, mas então e a primeira fase de pressão (que já foi falada inclusívamente aqui no lateral esquerdo) quer na perca da posse quer no inicio do ataque adversário? Lembro que o primeiro golo do Benfica resultou dessa mesma pressão (não do Seferovic mas de Pizzi julgo).
    Custa me a crer que o Bruno Lage coloque o jogador sem saber as qualidades e as fraquezas, e o próprio também já o elogiou publicamente por aquilo que acrescenta à equipa.
    Com isto não quero dizer que seja um craque, mas eventualmente será um que dá à equipa algo que ela precisas usando este modelo e estratégia.
    Relativamente à estratégia do Belensenses além de não ter definido com qualidade nas oportunidades que tentou criar, acho que o problema também passou pela pessoas que metia em transição, quando temos poucas opções torna-se mais difícil definir com qualidade…
    Só mais dois reparos, Chiquinho em crescendo e aquele relvado…

  4. O Benfica tem tantas opções que não consigo entender a insistência neste seferovic. Digo este não por achar que há outro seferovic, porque o do ano passado também era muito isto falhar 7 em 10 … o RDT ou Vinicius vão ter de ter as suas oportunidades a 9 com apoio de um chiquinho (parece me a melhor opção até pelo entendimento do jogo e trocas constantes que conseguirá promover com o pizzi e rafa) ou o jota com a sua excelente pre época. Por exemplo num nível champions não me parece que o seferovic irá jogar muito com este nível de acerto.
    Ao mencionado acima sobre o Belenenses há que referir ainda que se trata de uma equipa também ela com muitas remodelações pelo que mais mérito há que dar ao seu (excelente) treinador!!!
    Abc

  5. O Lage que meta o Conti no lugar do Esferovite que há-de dar mais ao jogo que este. Raramente tenho visto uma exibição tão má como a de ontem. Não merece mais que um 0 de nota final. Eu até lhe dava um menos 3 ou menos 4 pelos lances que estragou. Desesperante!
    De resto, o Benfica dominou completamente e não fosse a individualidade Seferovic, tinha ganhado confortavelmente. Espero que não tenham dado 17M pelo Vinicius para ficar no banco, pelo menos a suplente deste.
    O Samaris tambem anda fraquinho.
    Super Rafa!
    O Florentino é meia equipa.
    Ter o Chiquinho e o Jota no banco é quase crime mas…

  6. Até pode ser mas se o resultado fosse 5-2 para o Benfica ninguém estranharia. O Belém teve alguns momentos de circulação interessantes mas sem causar grande mossa ou progressão, sequer. O Seferovic fez um jogo terrível, péssimo sob qualquer perspectiva. Mas não foi o único, sobretudo na primeira parte Samaris e Grimaldo acompanharam muito bem o suiço. Rafa esteve incrível mesmo até a passar a bola. Mas o melhor de todos foi o Tino – impressionante. Um polvo 30×100. E com um cérebro afiado.

  7. Acho que a análise aos jogadores do Benfica passa muito pelo entendimento da qualidade posicional do Belenenses.
    O Seferovic foi obrigado a jogar entre um bloco de 3 centrais tentando fixar 1 ou 2 centrais de modo a criar espaços para os jogadores mais móveis. Por causa disto o Seferovic passa muito tempo sem bola nos pés o que obriga a ser muito eficaz nos momentos de contato com bola, e neste jogo falhou nesse aspeto.
    Pessoalmente acho que individualmente o Vinicius tem mais potencial que o Seferovic, mas acredito que as dinâmicas coletivas do primeiro, especialmente no trabalho de bloqueio/fixação de centrais, necessite de acertos.
    O RDT é craque, mas nota-se ainda falta de fluidez na dinâmica com os restantes jogadores, especialmente se compararmos nas dinâmicas Pizzi/Rafa.

  8. O que João Ferreira tentou disfarçar de pedagogia no canal 11 sobre o penalty sobre o Rafa foi, juntamente com a deliberada omissão da repetição do lance pelo ângulo atrás da baliza no rescaldo da SportTV, das coisas mais nojentas que vi até hoje na TV. Nojento por deliberadamente negar o óbvio definindo o var como a antítese do seu propósito. O propósito do var é exactamente tirar a subjetividade das análises para que os jogos todos estejam sob o mesmo critério e não “seguir critérios de arbitragem” localizados. E já vi muita porcaria nos vários canais. É assim que se começa a descambar e se perde a credibilidade que ainda não ganharam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*