Seja bem regressado, Sr João Mário

No Allianz Stadium em Turim, o Lokomotiv apresentou-se com um sistema com 5 defesas e três médios – 5x3x2 – em Organização Defensiva, e a João Mário coube o papel de médio interior esquerdo, mas num sector a três que requereu maior disponibilidade física para controlar toda a largura do campo.

O regresso a Itália de João Mário veio provar que o português tem ainda bastante para oferecer aos clubes que for representando. Em Turim, voltámos a ver um jogador de enorme andamento, capaz de vencer os duelos que disputou, de chegar à frente num instante – Assim foi o golo da equipa russa – mas, também voltar a grande velocidade para fechar o espaço defensivo.

Traços físicos notórios num jogador que é tão mais do que isso. Com bola, mesmo perante inferioridades numéricas gritantes trouxe critério, pausa e saída ofensiva. Qualidade no gesto técnico e inteligência num jogo de grande acerto.

Longe dos grandes campeonatos, mas ainda mais longe de ficar esquecido se continuar a apresentar tal rendimento – O que não renderia um jogador deste calibre na Liga NOS?


MAIS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS  na página de patronos deste projecto. Recordamos que 1 dollar mês será desde logo uma grande ajuda, e suficiente para poder ver tudo o que é por nós produzido
ACESSO A TODOS OS JOGOS DO MUNDO

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3682 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

2 Comentários

  1. Lá está. Estamos a tocar no fundamental. Podemos associar essa análise, corretíssima, do meu ponto de vista, e que não víamos no João Mário. Qualidade não lhe falta, mas isso por si só não chega. Por isso, a travessia no deserto que tem vindo a passar. Se ele conseguir manter este nível físico, é jogador. De outra forma não chega. E a outra forma é aquilo que referi relativamente ao geraldes. O futebol de hoje em dia exige esta vertente física. É ela que vai suportar a qualidade técnica e tática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*