Modelo Rúben Amorim – A estreia no Sporting

O modelo Rúben Amorim surgiu no relvado de Alvalade logo na primeira partida do seu “reinado”, mesmo tendo pouco tempo de trabalho.

Exactamente como sugerido anteriormente aqui, o Sporting subiu a jogo com o mesmíssimo plano táctico do Braga. As próprias peças sugeridas sofreram apenas uma alteração, e provavelmente apenas porque Neto estava castigado. Jogou Ilori.

No lado da bola os avançados aproximam, enquanto do lado oposto se procura entrar nas costas, esticando linha defensiva adversária para baixo

A expulsão de Rúben Macedo aos onze minutos e posteriormente a de Luiz Fernando aos vinte acabaram por desvirtuar o jogo e as respostas tácticas que o Sporting poderia dar. Contudo, ficou desde logo bem patente que para Lisboa, Rúben Amorim trouxe as ideias que o acompanharam ao longo do período em Braga.

É tempo de criar rotinas e formar pequenas sociedades que se desenvolvam e conheçam pormenores de funcionamento entre diferentes jogadores (saber quando o colega quer bola no pé, quando quer bola no espaço. Quando quer receber, quando se move só para aclarar, etc) para que o jogo possa fluir de forma mais rápida.

A certeza de que porque pouquíssimas equipas estão habituadas a defrontar tais sistemas, tal trará vantagens, e serão sempre os adversários a ter de dar mais ênfase no plano estratégico como forma de parar a primeira fase de construção leonina.

Conteúdos exclusivos na página de Patronos (aqui)
Por um valor simbólico (a partir de 1 Euro / mês) não só tem acesso a novos conteúdos, como dá uma preciosa ajuda ao projecto a pagar os softwares de análise. Muito obrigado!

2 Comentários

  1. 3 dias de trabalho e a equipa já demonstrou uma novidade para alem da tactica 3-4-3 , o juntar dos sectorers para melhor fazer pressão e recuperação de bola, isso é de facto indispensável no futebol moderno. O sporting de Kaiser e de silas era uma passador sobretudo no meio campo deixavam jogar á vontade.

  2. Rúben Amorim é um dos melhores treinadores do Mundo, senão o melhor, não vejo ninguém melhor que o Rúben a nível tático, psicológico e comunicacional, uma pena vir para este Sporting tão desorganizado a nível estrutural, mas deixará a sua marca.

    Os 10 M eram desnecessários, podia ter vindo de borla, Hugo Viana é amigo do Rúben, mas não teve visão.

    O sistema de 3 defesas é claramente o melhor de todos, em 3 treinos, já se viram diferenças notórias para Keizer e Silas, com tempo de treino, o Sporting irá melhorar muito mais.

    Com o Rúben o Sporting será muito competitivo, mesmo com o plantel atual, acredito que o Sporting lutasse pelo título, para a próxima época, com alguns reforços e aposta na formação, o Sporting tem tudo para ser campeão.

    Não é dificil ganhar a Liga em Portugal, se existir competência, Benfica e Porto são equipas de 2ª^linha europeia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*