Carvalhal Tático

O Sporting de Braga enfrentou dois jogos determinantes na mesma semana e o resultado não poderia ter sido melhor. Em Guimarães, vitória sobre o Vitória local com um golo de EXTREMO para EXTREMO (em processo ofensivo), que é como quem diz de Galeno para Esgaio. Na Rússia alterações táticas que não foram tão substancias assim se se procurar ver para lá de olhar.

Carvalhal Tático e Estratégico. Sobre a Estratégia tantas vezes referi que não é sobre mudar tudo do que se trata. Tais alterações profundas serão troca de Modelo. Estratégia é mudar uma / duas fases dentro de um ou dois momentos de jogo.

Com bola, os posicionamentos do Braga foram exactamente iguais no Castelo e na Rússia.

Esgaio com o corredor direito todo; Sequeira (Guimarães), Raul (Zorya) como lateral esquerdo em apoio; Galeno (Guimarães), Moura (Zorya) no corredor esquerdo em profundidade; uma dupla de médios, e três avançados em Espaço interior (Paulinho profundo, Ricardo Horta e Gaitán / Iuri ao redor do ponta).

O lado ESTRATÉGICO de Carvalhal fez-se notar na 2ª Fase Defensiva – A organização da linha defensiva foi diferente de Guimarães (4x4x2) para Zorya (5x4x1), com a particularidade de na Rússia a 1ª Fase Defensiva foi também em 4x4x2 – Gaitán como Avançado, Moura como Extremo. Quando batida pressão, aí sim: Gaitán voltava para extremo e Moura para lateral.

Eis a dinâmica vitoriosa de um Braga pensado para triunfar, e diferenças de um para outro jogo para melhor contrapor com potencial perigo adversário quando este tinha a posse:

Já és nosso Patrono? Já somos mais de 400 ❤️?⚽️
Por 1$ mês acesso a conteúdo exclusivo:

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3756 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*