A importância da estratégia

No passado sábado, o jogo Famalicão-Benfica desafiou as previsões e impressionou os mais atentos ao jogo e ao que individualmente uma equipa consegue fazer.

Na semana anterior a esta partida, o Famalicão tinha perdido em casa com o SL Benfica por 0-3 e tinha se mostrado completamente incapaz de contrariar as armas mais fortes do adversário e de reagir às adversidades causadas por elas.

No entanto, apresentou-se este sábado com uma estratégia tão bem delineada que, apesar da derrota por 0-1, conseguiu ser muito superior ao SL Benfica em praticamente todos os momentos do jogo.

Vejamos a seguinte tabela:

O SL Benfica, equipa que privilegia a posse de bola, a circulação e a ocupação de espaços para o desequilíbrio, passou a sua maior parte do tempo em 1ª fase de construção, não conseguindo arranjar soluções curtas para circular e optando muitas vezes por jogar longo e direto nas suas duas avançadas.

Já o FC Famalicão estrategicamente foi perfeito através da pressão que conseguiu fazer na 1ª fase de construção do SL Benfica e a maneira como condicionaram os seus passes, convidando-as sempre a construir pelo lado direito e aí impedindo a bola de entrar nas 4 médias ( Cameirão, Ana Vitória, Kika e Ucheibe), obrigando o Benfica a jogar novamente para trás, a arriscar um passe para dentro quase sempre interceptado ou a bater na frente sem critério.

Nas Transições Ofensivas, o Famalicão foi muito direto, em poucos passes conseguia ficar enquadrado com a baliza de Letícia, ganhar uma falta ou até uma situação de cruzamento ou finalização. Foram extremamente eficazes no momento da pressão o que as aproximou muitas vezes do golo. No entanto, não conseguiram marcar.

Principais protagonistas:

O jogo foi interrompido demasiadas vezes com faltas de ambos os lados, o tempo útil acabou por não ser o mais desejado, e o SL Benfica foi beneficiando com isso, acabando por retirar do jogo aquilo que é mais importante: os 3 pontos.
Ao FC Famalicão ficou uma exibição de alto nível, a demonstrar o que ainda podem fazer e o porquê de um projeto tão recente de Futebol Feminino já estar entre os 4 melhores de Portugal.


Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*