Que avançado queres ser, e a maravilha de Everton

Recentemente numa avaliação com um avançado de nacionalidade portuguesa lancei-lhe o desafio. Que avançado queres ser? Um que participa ou um que marca golos? É que quando a bola entra no último terço, torna-se mais difícil poder ser-se ambos. E essa é também uma das lacunas de Darwin. Ataca quase sempre a zona de finalização de perto para longe – a deslocar-se para o primeiro poste, partindo da zona da bola. Um avançado que se preocupe em fazer golos, quando a bola entra no último terço tantas são as vezes em que deve afastar-se. Esconder-se nas costas do central mais longe para a partir daí atacar ou o espaço nas suas costas, ou antecipar-se. Mas, sempre movendo-se de mais longe.

Finalizar é o momento mais visível em cada jogo. Ou assistir. Mas, tantas são as vezes em que sair de uma pressão forte é o que desbloqueia o lance. Sair com qualidade de onde geralmente ou se perde a bola, ou se bate na frente, é tantas vezes o catalizador do golo que surge na frente.

Seferovic mostra a Darwin como proceder quando a bola entra no último terço, Everton viu os holofotes recaírem sobre si depois de mais um belo golo. Porém, o mais difícil de todo o lance foi como o desenhou, muito antes de sonhar que iria marcar golo uns segundos mais à frente.


Rating: 5 out of 5.

Sobre Paolo Maldini 3804 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*