Curtas – A vitória do Santa Clara vs Sporting

Mais um grande trabalho de Tiago Sousa, o ainda treinador interino do Santa Clara, a conseguir equilibrar o jogo pelo plano estratégico e pela qualidade com bola dos seus executantes. Defensivamente montados num 343 a encaixar com referências individuais e com intenção de pressionar o Sporting. Com o decorrer do jogo o natural baixar das linhas e um 541 bem definido e com muita gente a defender a sua baliza. Ofensivamente um 433 com vários jogadores em construção, que garantiam qualidade na manutenção da posse (vários momentos em que roubou a bola ao Sporting) e médios com muita qualidade individual e capacidade de alternar entre construção e criação (principalmente Lincoln).

1ª Parte do Sporting com dinâmicas assimétricas nos corredores laterais do Sporting. Na direita mais vezes Esgaio por dentro, numa segunda linha de construção ou entre linhas com Sarabia por fora em criação (tal como no 1º golo). Na esquerda Matheus Nunes muitas vezes a procurar o corredor lateral em construção para ligar o jogo e formar um triângulo de criação com Nuno Santos fora e Pote dentro. Já na 2ª parte mais jogadores entre linhas e mais movimentos de ataque ao espaço no lado contrário (2º golo).

Sporting com vários momentos de criação, no entanto Pote, Paulinho e Sarabia, apesar de sempre nos golos da equipa, com menos sucesso no momento do último passe e/ou finalização. Também defensivamente uma equipa mais errática, sem a habitual capacidade de recuperação da bola e com mais oportunidades concedidas.

Substituições comuns da equipa técnica do Sporting, a colocar jogadores mais ofensivos sem mexer no sistema sempre que o resultado não é favorável. Nota final para Coates que desequilibra sempre que é colocado na área contrária, mesmo não tendo sido materializado em golos.

Lincoln – o melhor em campo – a demonstrar toda a sua qualidade. Grande capacidade técnica, tomada de decisão assertiva, capacidade para jogar em construção e criação, com chegada à área e com muita disponibilidade física para pressionar, defender, ter bola, chegar à frente e conduzir o contra-ataque. Um dos muitos bons valores da liga portuguesa e que pode ambicionar voos mais altos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*