Diário do CAN 2021, Dia 9: Grupo A

Grupo A, Jornada nº 3

Com a equipa de António Conceição a precisar de apenas o empate para garantir o primeiro lugar do grupo, entrou em campo mais pressionante, jogando-se praticante nos primeiros 10 minutos de jogo no meio-campo defensivo dos Tubarões Azuis.

A primeira grande oportunidade surgiu de uma bola que sobrou para Ngadeu-Ngadjui após um canto e o central dos Camarões esteve perto de colocar a sua equipa na frente do marcador. Logo depois, o melhor marcador da competição tentou um golo imprevisível com um remate expontânea de meia distância, colocado, mas Vozinha estava atento e defendeu para canto. Mas o golo não tardaria, pois o homem que fez golos em todas as jornadas, Aboubakar, de pé esquerdo aproveitou uma bola que sobrou após um livre e colocou a seleção dos Leões Indomáveis na frente do marcador, fazendo dessa forma o seu 5º golo na competição.

Na segunda parte, ao minuto 53, o recém entrado, Garry Rodrigues, fez um grande golo desviando de calcanhar um passe feito por Kénny Rocha. Numa bola lançada à profundidade, os dois jogadores foram rápidos a ganhar as costas da linha defensiva e isso valeu-lhes o golo do empate. António Conceição, não estava satisfeito com o empate e as suas alterações demonstravam isso mesmo, queria uma equipa mais ofensiva e sair do jogo com a vitória. Até ao final do jogo, os Leões Indomáveis foram mesmo quem mais perigo criaram e que maios perto estiveram de vencer, no entanto, o 1-1 permaneceu até ao final do encontro. A grande oportunidade após o empate de Cabo Verde, foi mesmo para Aboubakar bisar, mas acabou por rematar por cima da baliza quando estava numa boa posição para finalizar com sucesso. A equipa dos Tubarões Azuis estava satisfeita com o ponto alcançado, que provavelmente lhe valerá uma qualificação como um dos melhores terceiros classificados, pelo que jogou com um bloco mais baixo ao longo de quase toda a segunda parte, onde raramente desfez a linha de 5 defesas.

Do lado dos Tubarões Azuis, Stopira (Ex-CD Feirense), Patrick Andrade (Ex-Salgueiros), Diney Borges (Ex-GD Estoril-Praia), Vozinha (Ex-Gil Vicente FC) e Lisandro Semedo (Ex-Sporting CP) foram titulares, enquanto que Garry Rodrigues (Ex-Real SC) e João Paulo (CD Feirense) entraram na segunda parte. Márcio Rosa (CDC Montalegre), Carlos Ponck (Ex-CD Aves), Delmiro (Ex-SC Farense), Marco Soares (Arouca FC), Vágner Dias (Ex-Gil Vicente FC) e Benchimol (GD Estoril-Praia) não saíram do banco e Nuno Borges (Casa Pia) ficou de fora dos convocados. Relativamente aos Leões Indomáveis, Vincent Aboubakar (Ex-FC Porto) foi titular e Júnior Onana (Ex-Leixões SC) entrou em campo. Yvan Neyou (Ex-SC Braga) não saiu do banco.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

A equipa do Burquina Faso, com o regressado capitão e o seu melhor jogador, Bertrand Traoré, entrou em campo com o objetivo de vencer o jogo e garantir assim a qualificação direta para os oitavos de final. No final do jogo, com o empate entre Camarões e Cabo Verde, ficaram os Garanhões com o seu objetivo alcançado.

Ao minuto 24, num belo passe em profundidade, Adama Guira encontrou Cyrille Bayala, que finalizou com classe picando a bola sobre o guarda-redes etíope Teklemariam Shanko. Os Garanhões iam assim para o balneário a vencer por 1-0.

O intervalo fez muito bem à equipa orientada por Wubetu Abate. Na segunda parte, com uma Etiópia sem nada a perder, que precisava de ganhar para sonhar ainda com uma passagem à fase seguinte, foi a primeira a criar perigo na sequência de um livre lateral batido por Surafel Dagnachew. Em resposta ao cruzamento, Getaneh Kebede cabeceou com perigo em direção à baliza. A grande oportunidade dos etíopes surgiu depois de Edmond Tapsoba cometer uma falta dentro da área sobre Aschalew Tamene. Getaneh Kebede entendeu a responsabilidade que tinha e fez o golo a partir da marca dos 11 metros. Esse golo deixou a equipa de Kamou Malo atenta ao que se ia passando no outro jogo do grupo.

Estes jogos confirmaram que os Camarões terminam no topo do grupo, à frente de Burquina Faso, com 4 pontos. Cabo Verde está em terceiro com o mesmo número de pontos do segundo, enquanto a Etiópia termina assim em último lugar com apenas um ponto.

Na equipa do Burquina Faso, Edmond Tapsoba (Ex-Vitória SC) foi titular, enquanto que Hervé Koffi (Ex-BSAD) e Ibrahim Touré (Ex-Vitória SC) não foram convocados.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

FlashScore.pt

Sobre Zidane 33 artigos
André Azevedo. Treinador de Futebol (UEFA B). Licenciado em Educação Física. Mestre em Ciências do Desporto (Especialização em Alto Rendimento). Experiência como Treinador-Adjunto e Principal de escalões de Formação, assim como Analista, Preparador Físico e Treinador-Adjunto no Futebol Sénior em contextos como CD Tondela, FC Paços de Ferreira e Seleção Nacional de Moçambique, respectivamente.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*