
Grupo A, Jornada nº 3
Com a equipa de António Conceição a precisar de apenas o empate para garantir o primeiro lugar do grupo, entrou em campo mais pressionante, jogando-se praticante nos primeiros 10 minutos de jogo no meio-campo defensivo dos Tubarões Azuis.

A primeira grande oportunidade surgiu de uma bola que sobrou para Ngadeu-Ngadjui após um canto e o central dos Camarões esteve perto de colocar a sua equipa na frente do marcador. Logo depois, o melhor marcador da competição tentou um golo imprevisível com um remate expontânea de meia distância, colocado, mas Vozinha estava atento e defendeu para canto. Mas o golo não tardaria, pois o homem que fez golos em todas as jornadas, Aboubakar, de pé esquerdo aproveitou uma bola que sobrou após um livre e colocou a seleção dos Leões Indomáveis na frente do marcador, fazendo dessa forma o seu 5º golo na competição.
Na segunda parte, ao minuto 53, o recém entrado, Garry Rodrigues, fez um grande golo desviando de calcanhar um passe feito por Kénny Rocha. Numa bola lançada à profundidade, os dois jogadores foram rápidos a ganhar as costas da linha defensiva e isso valeu-lhes o golo do empate. António Conceição, não estava satisfeito com o empate e as suas alterações demonstravam isso mesmo, queria uma equipa mais ofensiva e sair do jogo com a vitória. Até ao final do jogo, os Leões Indomáveis foram mesmo quem mais perigo criaram e que maios perto estiveram de vencer, no entanto, o 1-1 permaneceu até ao final do encontro. A grande oportunidade após o empate de Cabo Verde, foi mesmo para Aboubakar bisar, mas acabou por rematar por cima da baliza quando estava numa boa posição para finalizar com sucesso. A equipa dos Tubarões Azuis estava satisfeita com o ponto alcançado, que provavelmente lhe valerá uma qualificação como um dos melhores terceiros classificados, pelo que jogou com um bloco mais baixo ao longo de quase toda a segunda parte, onde raramente desfez a linha de 5 defesas.
Do lado dos Tubarões Azuis, Stopira (Ex-CD Feirense), Patrick Andrade (Ex-Salgueiros), Diney Borges (Ex-GD Estoril-Praia), Vozinha (Ex-Gil Vicente FC) e Lisandro Semedo (Ex-Sporting CP) foram titulares, enquanto que Garry Rodrigues (Ex-Real SC) e João Paulo (CD Feirense) entraram na segunda parte. Márcio Rosa (CDC Montalegre), Carlos Ponck (Ex-CD Aves), Delmiro (Ex-SC Farense), Marco Soares (Arouca FC), Vágner Dias (Ex-Gil Vicente FC) e Benchimol (GD Estoril-Praia) não saíram do banco e Nuno Borges (Casa Pia) ficou de fora dos convocados. Relativamente aos Leões Indomáveis, Vincent Aboubakar (Ex-FC Porto) foi titular e Júnior Onana (Ex-Leixões SC) entrou em campo. Yvan Neyou (Ex-SC Braga) não saiu do banco.
Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF
A equipa do Burquina Faso, com o regressado capitão e o seu melhor jogador, Bertrand Traoré, entrou em campo com o objetivo de vencer o jogo e garantir assim a qualificação direta para os oitavos de final. No final do jogo, com o empate entre Camarões e Cabo Verde, ficaram os Garanhões com o seu objetivo alcançado.

Ao minuto 24, num belo passe em profundidade, Adama Guira encontrou Cyrille Bayala, que finalizou com classe picando a bola sobre o guarda-redes etíope Teklemariam Shanko. Os Garanhões iam assim para o balneário a vencer por 1-0.
O intervalo fez muito bem à equipa orientada por Wubetu Abate. Na segunda parte, com uma Etiópia sem nada a perder, que precisava de ganhar para sonhar ainda com uma passagem à fase seguinte, foi a primeira a criar perigo na sequência de um livre lateral batido por Surafel Dagnachew. Em resposta ao cruzamento, Getaneh Kebede cabeceou com perigo em direção à baliza. A grande oportunidade dos etíopes surgiu depois de Edmond Tapsoba cometer uma falta dentro da área sobre Aschalew Tamene. Getaneh Kebede entendeu a responsabilidade que tinha e fez o golo a partir da marca dos 11 metros. Esse golo deixou a equipa de Kamou Malo atenta ao que se ia passando no outro jogo do grupo.
Estes jogos confirmaram que os Camarões terminam no topo do grupo, à frente de Burquina Faso, com 4 pontos. Cabo Verde está em terceiro com o mesmo número de pontos do segundo, enquanto a Etiópia termina assim em último lugar com apenas um ponto.
Na equipa do Burquina Faso, Edmond Tapsoba (Ex-Vitória SC) foi titular, enquanto que Hervé Koffi (Ex-BSAD) e Ibrahim Touré (Ex-Vitória SC) não foram convocados.
Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

Deixe uma resposta