Seja bem vindo seu 4x3x3

Depois de um primeiro tempo menos conseguido em termos de criação ofensiva – O Benfica saiu a vencer para o intervalo beneficiando de um erro do jogador do Arouca que ao cometer penalty sobre Darwin num lance aparentemente controlado, e da defesa de Odysseas num novo pontapé de grande penalidade, desta feita a penalizar o Benfica – subiu ao relvado um novo Benfica no segundo período.

Weigl assumiu-se como único médio defensivo, e como interior à direita posicionou-se Paulo Bernardo, enquanto João Mário ocupou o “half space” à esquerda.

Com João Mário e Paulo Bernardo entre linhas – Nas costas dos médios do Arouca – ao redor de Darwin Nuñez, e Everton e Rafa Silva bem abertos, Grimaldo juntou-se em espaço interior na zona de criação – Entre Linhas. Vertonghen, o melhor central encarnado (pós lesão de Lucas) a alimentar a zona entrelinhas, pela qualidade e tensão do seu passe, passou a ter Grimaldo em apoio frontal, Everton fora e João Mário dentro, formando um losango de opções para entrar em zonas altas.

Depois de uma entrada que prometeu mais do que o que cumpriu e até mais do que o “cinzento” primeiro tempo, o Arouca sedento de pontos tomou conta do jogo e o Benfica não foi eficiente, nem eficaz. Desapareceu por completo do jogo e nem os contra ataques conseguiu ligar.

Mas, poderá o 4x3x3 estar para ficar? Quais as vantagens e desvantagens?

  • Os três médios aumentam as ligações interiores;
  • Possibilidades de triangulações nos corredores laterais – Associação Lateral – Interior – Extremo;
  • Mais um homem a fechar o espaço de entrada da bola na zona de frente para a defesa – Maior segurança em Organização Defensiva;
  • No plantel encarnado jogar com apenas um avançado, significa ter Seferovic – Ramos – Yaremchuk praticamente sem minutos, enquanto as opções para o meio campo são bem diminutas – Taarabt é a única opção ao presumível trio titular – Bernardo, Weigl, João Mário;
  • Rafa volta a afastar-se do espaço onde mais decide – Por dentro – e as opções também não abundam – Diogo Gonçalves passa a ser uma opção forte para a posição de extremo – Ele que na dimensão Benfica tem muito mais condições para ser lateral.

Rating: 5 out of 5.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*