A Organização Defensiva do Boavista

O Boavista apresentou-se na meia-final da Taça da Liga bastante organizado e personalizado, acabando o jogo com mais 10 remates que o Benfica, tendo concedido apenas 8. Para isso muito contribui a estratégia defensiva de Petit, um treinador que já nos habituou a ter equipas que defendem bem e que criam dificuldades ao adversário nesse momento.

Petit apostou no habitual 541 em bloco médio com momentos de pressão bem definidos. Contra o novo 433 do Benfica, a equipa iniciava-se compacta e controladora e a pressão era acionada quando a bola entrava nos laterais baixos. Aí o posicionamento da equipa era na tentativa de criar um lado forte da pressão, com médio e extremo contrário a saltar com intuito de mantê-los na sua zona pressionante que gerava superioridade ou igualdade nessa metade do campo. Seguir a pressão caso a bola fosse jogada para trás e ter os jogadores de lado contrário da linha defensiva vigilantes e preparados para saltar.

Já quando o Benfica conseguia empurrar o seu bloco para uma zona mais perto da sua área, a preocupação era ter sempre as duas linhas atrás da linha da bola e não deixar enquadrar em corredor central (com uma linha defensiva de 5 jogadores pode haver sempre centrais a encurtar nos jogadores entre linhas para não os deixar receber para a frente). No corredor lateral um quadrado defensivo com extremo, médio, lateral e central conseguia criar superioridade ou igualdade numérica e permitia controlar os jogadores adversários nesse espaço. Paralelamente, corredor central e defesa da baliza sempre protegido com vários jogadores.

Para além de toda a organização, linha média bastante voluntariosa e com uma recuperação defensiva bastante rápida, após serem batidos, permitiu à equipa estar sempre compacta. De realçar o trabalho de Perez e Makouta, médios da equipa axadrezada, com capacidade para percorrer vários metros em pouco tempo, fortes no duelo e inteligentes para dividir e/ou saltar nos jogadores nos timings certos que se revelaram fundamentais para o sucesso do plano de jogo apresentado.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*