Matheus Nunes é sinónimo de Progressão

Depois de chegar à equipa do Sporting sendo praticamente um desconhecido, Matheus Nunes tem aumentado a sua influência no 11 de forma gradual ao longos dos tempos. Na época passada alternava a titularidade com João Mário e nesta liga, assumiu por completo a titularidade no meio campo do Sporting de Ruben Amorim chegando inclusive a internacional A por Portugal.

Matheus Nunes é um jogador com uma qualidade técnica elevada e uma capacidade física impressionante que lhe permite receber bolas junto à sua área e progredir metros e metros até chegar a setores onde a sua equipa possa começar a criar.

Assumindo que o jogo do Sporting utiliza imenso as transições ofensivas como parte do seu sucesso, Matheus Nunes veio entregar potência física, uma passada larga, explosividade e capacidade de recuperação que o Sporting na época passada não tinha com João Mário e que passa a não ter quando joga Daniel Bragança.

É caso para dizer que as características de Matheus Nunes assentam na perfeição no modelo que Amorim instalou na equipa leonina. A capacidade com que transporta o jogo para zonas favoráveis ao jogo ofensivo, impressiona porque várias são as vezes que retira a superioridade numérica ao adversário.

Para além disso, é um médio que descai imenso no corredor esquerdo e que acaba por ser uma ajuda imensa para a lateral da equipa mais carenciada a nível defensivo. Seja com Matheus Reis seja com Nuno Santos, muita da estabilidade do corredor está na ajuda que Matheus consegue oferecer ao ocupar esse espaço sempre que o adversário insiste nesse corredor.

Apesar da capacidade para galgar metros no campo, não perde a capacidade de passe (curto ou longo) e a sua eficácia no meio campo adversário ronda os 80% de passes que chegam ao destino. Uma lacuna que ainda tem é a sua quase dependência do pé dominante (direito). Assim que conseguir aumentar a confiança no seu pé esquerdo irá certamente passar para patamares superiores no seu jogo.


Sobre EdgarDavids 61 artigos
Analista de Desempenho Coletivo e Individual & Técnico de Exercício Físico.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*