Variabilidade Leonina na Criação

Ruben Amorim completou 98 jogos ao serviço dos leões na vitória por 3-1 no terreno do Vitória SC, conseguindo 71 vitórias, o que representa aproximadamente 72% de resultados positivos nas partidas realizadas. O seu Sporting é hoje uma equipa completa. Com um modelo de jogo bem definido, percebido e cada vez melhor interpretado pelos jogadores, demonstoru em Guimarães toda a qualidade e variabilidade que atingiu após dois anos de trabalho com o jovem treinador português.

Contra uma equipa do Vitória bem organizada em 541, o Sporting foi capaz de ter bola, criar várias oportunidades de golo e encostar o adversário atrás por diversos momentos. E o que mais impressiona é a quantidade de soluções ofensivas que a equipa encontra para chegar à baliza adversária.

Partindo sempre dos posicionamentos de 3+2 na construção, com cinco jogadores distruibidos pelos cincos corredores do campo em criação, o Sporting apresenta várias dinâmicas e formas de agredir a estrutura adversária. À largura total constante, aos movimentos contrários e contra-movimentos dos jogadores da frente, à envolvência de Matheus Nunes e Matheus Reis vindos de trás e/ou à montagem de médios ou extremos por fora do bloco quando a linha de três é pressionada pelos extremos, junta-se um jogo de posicionamentos percebido e bem interpretado permitindo aos jogadores variar as posições sem perder as soluções fora, dentro, no pé ou no espaço. Também ao nível das dinâmicas de corredor lateral e central, as diversas soluções que procuram mantendo sempre, apoio, profundidade e vários jogadores na área, tornam a equipa do Sporting bastante perigosa e difícil de defender.

Em Guimarães, uma vitória inconstestável com um sem fim de soluções ofensivas diferentes para chegar ao golo.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*