O que oferece Otávio à Seleção Nacional?

A convocatória está feita e Otávio está nos escolhidos. O médio portista está mais uma vez nas escolhas de Fernando Santos desta feita para os jogos que vão ditar se Portugal está ou não no Mundial de 2022. Mas o que será que o selecionador nacional vê em Otávio?

O jogador do Futebol Clube do Porto é a cada época que passa um jogador mais completo e perfeitamente identificado com o futebol europeu. Ao dia de hoje, Otávio é um jogador capaz de fazer diferenciadas tarefas no meio campo de Sérgio Conceição e isso vale mais uma chamada à seleção nacional para compromissos de extrema importância.

À técnica individual que Otávio já trazia quando chegou vindo do Internacional de Porto Alegre, junta-se agora um compromisso enorme na reação à perda, uma velocidade de execução e de decisão que evoluiu e muito nos últimos anos, capacidade de último passe e golo.

O jogador que é hoje um dos capitães da equipa portista é fisicamente disponível e inteligente na forma como equilibra o meio campo da sua equipa seja na forma como condiciona as saídas adversárias, seja na ocupação de espaços em momento defensivo.

Otávio é um jogador que consegue perceber quando pode e deve acelerar, ou quando tem de fazer ligações em entre setores para facilitar o ataque posicional do Porto. Do ponto de vista da seleção e estando Portugal muito bem servido de opções ofensivas, Otávio pode servir de opção para a ligação e equilíbrios. Numa equipa com Ronaldo, Diogo Jota, Guedes, André Silva, João Félix e Rafael Leão, talvez Fernando Santos sinta que será preciso médios combativos e com capacidade física para ambos os momentos (ofensivo e defensivo). Bernardo Silva tem mostrado essa capacidade no City mas também se desgasta bastante e na ausência de Renato Sanches, Otávio pode vir a garantir uma opção válida para dar esse suporte à equipa.

O internacional português tem uma reação à perda que provavelmente nenhum outro médio ofensivo da seleção nacional terá muito por culpa do que lhe é incutido no FCPorto de Sérgio Conceição.

Vem para ajudar Portugal a chegar ao campeonato do mundo e certamente tem condições para dar o seu contributo.

Sobre EdgarDavids 61 artigos
Analista de Desempenho Coletivo e Individual & Técnico de Exercício Físico.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*