Como jogas, Fran?

O Gil Vicente é a grande sensação da Liga Portugal Bwin em 2021/22 e muito se tem falado do grande trabalho de Ricardo Soares ou do talentoso Samuel Lino. No entanto, há mais boas surpresas no plantel gilista e uma delas é Fran Navarro. O avançado espanhol de 24 anos cumpre a primeira época em Portugal e já se tornou o melhor marcador do clube na liga numa época só. Os 13 golos apontados no campeonato fazem dele o 5º melhor marcador da liga portuguesa e o maior artilheiro da turma de Ricardo Soares esta época.

Mas nem só de golos vive Fran, mas sim de uma qualidade tremenda no seu jogo. O espanhol é um avançado com bastante qualidade técnica, inteligência na procura dos espaços e uma tomada de decisão muito assertiva bem expressa nas combinações com os seus colegas de equipa. Mais forte em apoio que na profundidade (ainda que também se consiga isolar em rupturas curtas), o camisola 9 percebe o seguimento que deve dar a cada bola e é muito utilizado na ligação do jogo da sua equipa. Serve de apoio frontal para de primeira ou após receber, deixar jogadores enquadrados ou lançar ele colegas na profundidade (movimentos de apoio/ruptura bem trabalhados pela técnico gilista). Ainda assim, precisa de evoluir no enquadramento, onde por vezes precisa de mais que um toque para se conseguir virar para a baliza adversária. Interessante a forma como recebe e aguenta até ao timing certo para soltar, já depois de ter atraído a sí adversários e libertado espaço para os seus colegas.

No 433 de Ricardo Soares, Fran Navarro é o jogador que parte da posição de 9 para se associar na ligação e na criação, bem como aparecer para finalizar as jogadas. No entanto, pela qualidade de associação, inteligência na procura dos espaços e variabilidade de movimentos, tem características para também ser utilizado numa dupla de avançados. A margem de crescimento que apresenta é ainda bastante e o nível que vem apresentado sugerem um jogador para níveis mais elevados. Veremos até onde chegará um dos jogadores que marca a época de 2021/22 em Portugal.


1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*