Supremacia individual

Ninguém faz omeletes sem ovos, mas as omeletes também não se fazem sozinhas. A fórmula do sucesso será sempre enquadrar todo o valor individual numa ideia coletiva, em prol de um objetivo em comum. Isto é indissociável no alto nível, não há equipas de topo apenas porque estas têm os melhores jogadores, nem o melhor treinador conseguirá transformar jogadores medíocres nos melhores do mundo.

O Liverpool é um excelente exemplo de um casamento perfeito entre um dos mais fascinantes treinadores do mundo que dispõem de vários do maiores craques da atualidade. No entanto, todos os jogadores que hoje deslumbram na maravilhosa equipa de Anfield, cresceram exponencialmente com Jurgen Klopp. Qual era o nível Mané, Salah, Diogo Jota, Robertson, Arnold, Van Dijk, Fabinho, Henderson e tantos outros antes de passarem pelo comando do técnico alemão?

A forma como se escolhe os atletas para determinado jogar, como se enquadram esses mesmo jogadores num coletivo e como se dá espaço à criatividade individual sempre em extraindo o melhor de cada um em prol do grupo é a chave.

Atualmente, em todos os jogos realizados semana após semana, a supremacia individual dos jogadores do Liverpool é notória. E em todos os aspectos! Físicos, técnicos, táticos e relacionais. O modelo é bem trabalhado e interpretado, fisicamente todos são incrivelmente aptos, todas as ações técnicas são de uma suavidade, elegância e eficiência maravilhosa e o conhecimento, confiança e relação de todos está num patamar altíssimo.

Ficam os quatro golos marcados ao Manchester United que demonstram toda supremacia individual de uma das melhores equipas do planeta. Quantas ações técnicas limpas, quantas ações realizadas ao primeiro toque, quantas decisões criativas, quantos movimentos incrivelmente rápidos e quanta a cumplicidade entre todos os intervenientes… Dos quatro golos, dois surgem em ataque posicional e dois provenientes de contra-ataques, dois foram marcados de primeira e dois após um primeiro toque excepcional. Ver, rever e esperar pelo próximo jogo. É assim que se apreciam as melhores equipa deste desporto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*