Alexsandro Ribeiro, jogador de “Grande”

Alexsandro Ribeiro é quase um desconhecido para toda a gente. Contudo é um defesa central muito evoluído, ainda jovem e que se tornou uma pedra basilar de Vítor Campelos no GD Chaves nesta grande época que culminou com a subida de divisão. Fez um total de 34 jogos e contribuiu com 3 golos ao longo da temporada. Alexsandro também foi distinguido com prémios de defesa do mês na Liga 2 SabSeg.

O central brasileiro chegou a Portugal em 2018 para jogar pelo Praiense dos Açores e a sua qualidade levou-o a escalar para o Amora na Liga 3 os bons desempenhos levaram-no a chegar a Chaves e assumiu-se como titular indiscutível no clube de Trás-os-Montes. Alexsandro conta com 1.92m de altura, é bastante forte fisicamente e sabe bem como tratar a bola.

Aos 22 anos, o defesa que fez formação no Flamengo foi uma das grandes revelações da época na Liga 2 e para surpresa de tudo e todos, apresentou um nível de rendimento que pode leva-lo a clubes de maiores ambições.

Alexsandro Ribeiro, é um central que participa e bem na fase de construção, que sabe sair a jogar e entrar no meio campo ofensivo. Tem qualidade de passe a curta, média e longa distância e várias são as vezes que arrisca o passe entre linhas para dentro do bloco adversário permitindo os criativos ficarem em vantagem para desequilibrar.

O jovem brasileiro apesar de ter o pé direito como pé mais forte, é um jogador que se sente confortável a jogar com o pé esquerdo, chegando até a confundir quem não o conhece bem tal é a facilidade com que recorre ao seu lado canhoto.

Não só, mas também devido à sua altura, é um jogador bastante forte no jogo aéreo tanto no momento defensivo como no momento ofensivo tendo já 3 golos esta época.

Alex é bastante forte nos duelos e devido à sua compleição física, não é propriamente um central muito rápido, mas é um central inteligente, que quase sempre se encontra bem posicionado devido a uma leitura dos lances quase sempre exemplar. Esta percepção do jogo faz com que Alexsandro esteja no sítio certo no momento certo e muitas vezes até se antecipando aos adversários… lá está, mesmo não sendo muito rápido fisicamente, mas sim rapidíssimo na percepção que tem da jogada.

Certo é que Alexsandro, a continuar assim, irá brevemente dar o salto para outros patamares caso mantenha o nível exibicional que teve em 2021/2022.

Sobre EdgarDavids 61 artigos
Analista de Desempenho Coletivo e Individual & Técnico de Exercício Físico.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*