De olhos postos no Mundial!

Portugal joga na próxima sexta-feira, dia 2, mais um jogo da fase de grupos da Qualificação para o Mundial 2023 Austrália e Nova Zelândia. Jogo de extrema importância, onde Portugal é obrigado a vencer para depender apenas de si para passar o grupo em 2º lugar e ir disputar os playoffs.

Portugal sabe o que é vencer à Sérvia. Na 1ª vez que se encontraram nesta qualificação, Portugal venceu o jogo por 2-1, no Bonfim, e foi maioritariamente superior à Seleção Sérvia. Coletivamente conseguiu estar organizado para impedir que as maiores referências Sérvias tivessem a bola e posicionou-se bastante compacto e fechando todos os espaços e linhas de passe da portadora da bola – como vemos nas imagens em baixo. (4x2x3x1)

No entanto, é com bola que Portugal pode realmente fazer diferente contra uma Sérvia muito motivada por ter vencido à favorita Alemanha. Deixo alguns espaços que PT pode explorar:

  1. Espaços a explorar: Zona intermédia ente lateral e extremo (Se pressionarem com 1, em bloco baixo)
Em bloco baixo, por Portugal ter sempre muita gente no corredor central, a Sérvia utiliza as Extremos para fechar bem dentro, e daí existirem muitas vezes estes espaços, que podem ser explorados tanto pela projeção da lateral como por uma das médio interiores ou até a Médio mais Ofensiva.

2. Espaços a explorar: Zona interior nas costas da Médio que pressiona (Se pressionarem com 2 – com a MC a saltar- com bloco mais alto)
Nesta imagem, com um bloco mais alto, reparamos que é uma das médios que salta para pressionar a Carole, mas não significa que a bola tenha de entrar diretamente na zona 1 e 2, mas sim, que são zonas que ficam vulneráveis com as referências individuais que as jogadoras envolvidas têm, nesta fase de pressão.

3. Espaço a explorar: Atrair, chamar e lançar transição na profundidade. Variar curto com longo.

A ter em atenção:

JOVANA DAMJANOVIC, MILICA MIJATOVIC, JELENA CANKOVIC.

Estes 3 nomes destacam-se pela maneira com desiquilibram em zonas de criação e finalização. São rápidas a sair do drible, rápidas a decidir, tecnicamente incriveis e extremamente desiquilibradoras no 1×1 ou 1×2.

Portugal demonstrou capacidade coletiva e individual para vencer esta Sérvia, que vive muito da qualidade individual das suas jogadoras! No entanto, é um jogo que aporta uma carga emocional gigante, e que vai ser decidido em pormenores. Todo o cuidado é pouco. Mas Portugal, na minha opinião, é efetivamente melhor.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*