As perdas de Adel

O marroquino tem tanto de genial em determinados lances como de prejudicial em tantos outros.

Adel está muito longe de ser o oito equilibrado que pauta o jogo das grandes equipas de futebol. Com Taarabt joga-se sempre no limite. Um pouco como sempre viveu o marroquino. Ou sai para criar, ou sai para perder a posse. Na Supertaça teve um ou outro lance que deu ao Benfica possibilidades de poder ser perigoso no último terço.

Contudo, muitos mais foram os que a cultura do tudo ou nada, como é habitual e frequente redunda no nada. Ou no pior que nada. Porque pior do que não criar, é forçar os laterais a “vai-vem” constantes pela perda da posse, é perder a bola com a equipa aberta em corredor central e linha média adversária, e portanto com muito mais possibilidades de poder sair um contra ataque.

As nove perdas de Adel em Aveiro resultaram num golo, em mais uma ou outra oportunidade azul e em vários lances de potencial perigoso. Bem pior que o nada no que se refere à criação encarnada.

Há posições no campo onde o equilíbrio deve ser a nota dominante. Onde o não se fazer notar e agir com critério, pouco risco e saber esperar o momento para fazer acelerar o jogo, ao invés de o querer acelerar constantemente, é ouro. O Benfica tem um oito que já provou poder dar essa pausa e inteligência ao jogo, embora também ele frágil defensivamente. Com Taarabt será sempre tudo ou nada na decisão ofensiva. E nenhuma equipa grande no mundo se constrói com quem joga desde o primeiro minuto como se faltassem apenas cinco para terminar.

Os nossos Videos são criados com

7 Comentários

  1. Apontar os defeitos de Adel é fácil mas também é injusto. Injusto, desde logo porque o futebol, diria o FUTEBOL implica criatividade e essa não vive sem risco. De enceradeiras mascaradas de jogadores não reza a lenda e não guardamos memória. Depois porque no actual Benfica, Adel é obrigado a ser tudo, médio, trinco, criador, destruidor, guardião da moral e claro desgasta-se em funções improfícuas, ou como a sua humildade e apego ao jogo o tornam um alvo fácil Especialmente injusto porque Adel é um jogador de futebol dos bons que vive rodeado de atletas que do jogo nada sabem, pinos burocráticos que se dizem futebolistas. Entre Weigls e Adels, entre Bilardos e Menottis, o coração escolhe fácil e o futebol agradece.

  2. Acham que se o Hugo Miguel tem assinalado falta sobre o Rafa Silva, em vez do penalti desfavorável ao Benfica, os jogadores Benfiquistas seriam tão criticados, como tem sido nos últimos 19 jogos em que o seu principal rival (F. C. Porto) usufruiu de mais 14 penaltis. Na 27ª da época 2019/20, foi quando começou o PERÍODO ARBITRAL MAIS OBSCURO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS e nessa altura o Benfica e o F. C. Porto tinha ambos 64 pontos, com o Benfica a ter uma vantagem de 4 golos. Como uma equipa que em 27 jornadas, apenas consegue marcar mais 4 que o seu rival, conseguirá anular uma diferença de 14 penaltis nos 19 jogos seguintes?

    Aqui no Lateral Esquerdo acompanham muito o fenómeno futebolístico, será que conhecem alguma equipa que conseguiu ser campeão, mesmo tendo que anular uma diferença de 12 penaltis em 18 jogos de campeonato?

    Se em meio campeonato (18 jogos) encontrarem uma diferença de 12 penaltis entre o 1º e o 10º classificado, assistiriam o resto dos jogos dessa competição?
    E se forem 12 penaltis de diferença entre os 2 principais candidatos, continuariam na expectativa de saber quem é o campeão?

  3. Depois do condenável acto discriminatório do Hugo Miguel para com Gedson Fernandes em 27/10/2019 e antes do corresponde esclarecimento dos motivos que levaram a este comportamento e do pedido público de desculpas a generalidade dos adeptos que viram as imagens e ao Benfica, acham que o Hugo Miguel reuniria condições de imparcialidade, para ser nomeado pelo Conselho de Arbitragem para apitar jogos do Benfica?

    Na atual temporada 2020/21, Hugo Miguel foi nomeado para 2 jogos do Benfica e em ambos com 0-0 no marcador puniu os jogadores do Benfica com um penalti desfavorável! Para terem uma ideia da anormalidade estatística que é um candidato ao titulo sofrer 2 penaltis em 2 jogos seguidos basta este dado estatístico da nossa Liga. Nas ultimas 13 épocas, não encontramos nenhum arbitro que, tenha assinalado mais de 2 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto no acumulado de 13 épocas! Nenhum, nem Artur Soares Dias que assinalou 8 desfavoráveis ao Benfica, nem Jorge Sousa, nem Carlos Xistra, nem Hugo Miguel, nem Rui Costa, nem Pedro Proença, nem Nuno Almeida, nem João Capela e todos eles apitaram mais de 2 dezenas de jogos do F. C. Porto. Ou seja, nenhuma arbitro nestas 13 épocas assinalou 3 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto, mas Hugo Miguel em apenas nos 2 jogos desta época, assinalou 2 penaltis desfavoráveis ao Benfica com o jogo empatado e ninguém reparou em nenhuma anormalidade arbitral.

    Vejam informações mais detalhadas no link: http://influenciaarbitral.blogspot.com/2020/12/mais-do-mesmo-brutal-diferenca-arbitral.html

  4. Boa tarde,

    Com as devidas distâncias:

    Se koemen colocar o Messi a 8 e lhe atribuir comportamentos importantes, decisivos para o equilíbrio da equipa, tanto a nível defensivo como ofensivo, estaríamos a falar de Messi ou de koeman?

    Todos percebemos as dificuldades de Tarabt naquelas funções, principalmente quando o desgaste aparece, mas se analisarmos de forma individual a performance de jogadores, podemos e devemos questionar o que alguns acrescentam ( exemplo de um: Everton não teria que ser mais desequilibrador? Assumir mais? Por muito que goste de qualidades dele, está muito curto para aquilo que deve ser um jogador naquela posição, neste sistema…falha pouco, vai falhando, arrisca ainda menos).E olhando para os outros, percebemos o mesmo. E aquilo que era previsível há um mês… um waldschmidt a perder espaço…

    Resumindo, não acho que problema está na qualidade dos jogadores…e treinador técnico/tático tem qualidade (quem somos nós) não é burro, mas tem outras competências onde sempre foi abaixo do exigível… Erikson, no The coaches voice, fala do momento em que teve de mudar a forma como pensava…e isso já faz umas décadas. E chegamos ao ponto, de mesmo com jogadores (que sempre teve), nao estar a conseguir… Benfica vai melhorar, até porque vem soluções diferentes, mas já poderia estar muito melhor! Os que com qualidade não encaixam nesta minibox de Jorge Jesus, têm que sair, não há muito mais a fazer…nem mesmo com trabalho, é cúmulo, mas é verdade.

    Sobre as análises a treinadores que vamos vendo… Jesus alcançou um patamar… qualquer treinador que dissesse que Nuno Tavares vai ser futuro da seleção nacional, seria descredebilizado por completo.

    Desculpem fugir um pouco da questão Tarabt, mas é difícil dissociar as coisas.

    Cumprimentos.

  5. Sim, Adel deu bolas ao Porto. Ouvi falar numa grande exibição dos médios do Porto, mas até acho que foi na segunda parte em que a equipa melhorou a pressão ao médio benfiquista.
    Assusta-me esse grau de perda (entrega de bolas) e o zero absoluto na criação. O Benfica está fácil de ser anulado, os alas afunilam, não há cruzamentos, e eu gostava de os ver mais a ir à linha.

  6. Eu gosto mesmo é do Corona. É o melhor jogador do compreonato.

    Então, nos pênaltis, é o maior da Cantareira. Daqueles onde se mete o braço à bola, mas é tudo casual.

    • Estás a precisar de umas aulas de anatomia… Confundir mão com ombro é grave. Não te esqueças de tratar dessa doença, denominada por clubite aguda, antes de vires aqui comentar.

1 Trackback / Pingback

  1. Taarabt, um despertar tardio | Lateral Esquerdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*