Equilíbrio no Clássico

Os escassos 43 minutos de tempo útil fazem perceber o quanto se jogou no clássico. No entanto, para além de toda a luta dentro e fora de campo, os minutos perdidos e os casos polémicos, exibiram-se no relvado do Estádio do Dragão duas equipas distintas, organizadas e com o objetivo de ganhar.

As referências individuais ao clássico já aqui foram mencionadas, pelo que neste artigo iremos falar de dois comportamentos coletivos que marcaram cada uma das equipas e que criaram dificuldades no adversário:

  • Pressão do Porto. Um Porto pressionante, agressivo e forte nos duelos defensivos, tal como sempre. Sérgio Conceição já nos habitou a estrategicamente ajustar a pressão neste tipo de jogos e rara foi a vez que não teve sucesso. Evanilson com Coates, Taremi a saltar em Inácio e Fábio em Feddal. Quando Coates assumiu posicionamento de médio (principalmente com bola no GR), Evanilson a trancar e acelerar no central de fora. Tentativa de criar um lado forte da pressão, colocando sempre extremo e interior do lado da bola pressionantes e os de lado contrário a controlar os espaços. Laterais preparados para saltar nos laterais do Sporting quando extremo alto no central. Linha defensiva e Uribe basculados. Agressividade a pressionar o portador (não podiam variar longo!) e capacidade para ganhar duelos defensivos. 
  • Largura total do Sporting em criação. Tal como no derby da Taça da Liga, o Sporting volta a criar dificuldades a um adversário direto que opta por defender a sua largura total com uma linha defensiva de 4 elementos. No clássico, a turma de Ruben Amorim colocou-se a vencer por 2-0 em duas jogadas que demonstram a forma larga como a equipa ataca e realça a importância de estar preparado para defender essa largura total se alguém quiser ter sucesso contra eles.   

Se a largura total do Sporting originou diretamente dois golos à equipa leonina, a pressão exercida pelo Porto catapultou o jogo para o seu meio-campo ofensivo e criou dificuldades ao adversário para sair e jogar (mais) perto da baliza azul e branca de forma regular.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*